A vitamina O é considerada uma boa vitamina para o corpo. Seu nome químico é L-Carnitina ou Acetil L-Carnitina . Carnitina é sintetizada no corpo a partir do aminoácido de lisina e aminoácido de metionina.
Existe em duas formas de estereoisômeros:
- L-carnitina que é a forma biologicamente ativa.
- D-carnitina que é a forma biologicamente não ativa.
Nas células vivas do corpo, a importância desta vitamina reside no fato de que é necessário para o transporte de ácidos graxos presentes no citosol para as mitocôndrias e isso ocorre durante o processo de catabolismo das gorduras e esse processo ocorre em para gerar a energia metabólica. Além disso, esta vitamina também é chamada de vitamina B, uma vez que foi originalmente extraída das larvas de farinha como fator de crescimento e denominada vitamina B.
Fontes da vitamina O:
animais: é ricamente presente nos alimentos para animais e é obtido a partir de carne vermelha, carne bovina, fígado e rim, leite e produtos lácteos.
plantas: Encontra-se em variedades de semente, como sementes de girassol, semente de abóbora e sementes de gergelim. Encontra-se em frutos secos, legumes, legumes, lentilhas, beas, amendoim, legumes, como espargos, brócolis, alho, salsa, beterraba, etc., em frutas como bananas e damascos, bem como em centeio integral, arroz e farelo de trigo.
Funções da vitamina O:
A carnitina é útil para causar o transporte de grupo acilo de cadeia longa para as mitocôndrias. Além disso, isso é importante, uma vez que não podem ser inseridos na sua forma original e é necessário ser utilizado no processo de oxidação beta. Este processo fornece energia para o corpo.
Esta vitamina também fornece ações anti oxidantes para o corpo. Tais ações são necessárias para evitar que os órgãos do corpo prejudiquem as substâncias nocivas e evite o envelhecimento prematuro.
Isso também protege a partir dos efeitos perigosos causados pelo processo de peroxidação lipídica de membranas de fosfolipídios. Além disso, também podemos ser salvos do estresse oxidativo que ocorre geralmente nos músculos do coração e no endotélio celular por este uso.
Benefícios da vitamina O:
Está ligada a vários benefícios, entre os quais:
- perda de peso
- melhoria da performance física
- melhoria da saúde e bem-estar
- aumento da concentração
- Aumenta o metabolismo.
- Acelera a queima de gordura.
- Aumenta os níveis de energia.
- Acalma o apetite.
- Aumenta o calor corporal.
- É algo natural, porque é parte do corpo e apenas usa um extra para acelerar o que você precisa.
Deficiência da vitamina O:
- Pode levar à osteoporose devido ao seu efeito nas células dos osteoblastos dos ossos.
- A oxidação gordurosa também pode ser prejudicada em caso de deficiência.
- Não podem ser alcançados efeitos antioxidantes benéficos.
Malefícios:
Embora não seja um tratamento comprovado para qualquer condição, é teoricamente segura. No entanto, a vitamina O pode não ser segura quando comprada de certos vendedores, já que alguns produtos comercializados sabem que contém germânio inorgânico, o que pode causar danos nos rins e toxicidade.
Os fabricantes relataram efeitos colaterais de leve dor de cabeça ou muita energia após muita vitamina O ao mesmo tempo. Além disso, use com cautela em pacientes que provavelmente substituirão medicamentos comprovados e efetivos. Use com cautela em pacientes com pressão arterial alta que estão observando a ingestão de sódio, já que alguns produtos contêm sal.