Vitamina B9: o que é, fontes, benefícios e malefícios
A vitamina B9 também conhecida como ácido fólico, e é aquilo que podemos chamar de uma vitamina B complexa. O principal benefício é ajudar o organismo a produzir o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico), que são dois tipos de ácidos que carregam a informação genética, para a formação de novas células.
Além disso, a vitamina B9 é essencial para que haja um crescimento saudável. Como já foi mencionado, ela desempenha um papel muitíssimo importante na formação do DNA e do RNA.
NO entanto, ambos os ácidos contêm a informação genética que acaba por servir como base para a produção de células novas. Além disso, essa vitamina a também ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos que substituem aqueles que são destruídos a cada dia.
O que é vitamina B9?
A vitamina B9 ou ácido fólico pertence à família de vitaminas solúveis em água. É essencial incluir esta vitamina em seu plano de dieta de rotina. O corpo humano é capaz de preparar esta vitamina essencial e é então armazenada no fígado.
Além disso, a necessidade diária do corpo humano utiliza uma parte desta vitamina armazenada e o valor excedente é lançado para fora do corpo através da excreção. Ela executa algumas das funções mais vitais do corpo, incluindo tudo de formação RBC para a produção de energia.
Quais são as fontes de vitamina B9?
Conheça as importantes fontes dessa vitamina, a fim de tornar a sua dieta rica e aproveitar os benefícios que a mesma proporciona. Deve-se incluir alimentos como fígado, vegetais verdes, queijo e cogumelos. feijão, legumes, levedura de cerveja e couve-flor são algumas outras ricas fontes dessa vitamina são laranjas, bananas, ervilhas, marrom arroz e lentilhas.
Benefícios da vitamina B9 para saúde:
1. Saúde do coração:
Essa vitamina é uma ferramenta importante para melhorar o funcionamento do coração humano. Isso se da através da remoção de homocisteína, que é uma das principais causas de ataques cardíacos em idades precoces.
2. Prevenção de AVC:
Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos. Dessa forma, essa vitamina auxilia na prevenção dessa doença.
3. Combate o câncer:
Além disso, essa vitamina é considerada como um componente essencial para a redução da ocorrência de câncer no corpo humano. Portanto, ela ajuda a eliminar as chances de câncer de várias formas, incluindo o câncer do colo do útero, do cólon e pulmão.
4. Para as gestantes:
Essa vitamina é um recurso confiável para limitar defeitos durante a gravidez e o nascimento de uma criança. É uma situação comum que as mulheres grávidas que mantêm uma dieta deficiente desta vitamina são capazes de passar.
5. Saúde dos músculos:
Essa vitamina é considerada como um componente de construção do músculo, uma vez que ajuda no crescimento e manutenção dos tecidos musculares.
6. Aperfeiçoamento celular:
Essa vitamina B9 é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano.
7. Age como coenzima:
Essa vitamina é considerada como uma coenzima, o que funciona de forma eficaz em associação com enzimas que realizam as atividades mais desejável e importante do corpo, como a síntese de ADN.
8. Formação da hemoglobina:
Essa vitamina é responsável por melhorar o nível de hemoglobina no corpo humano. No entanto, a hemoglobina é uma componente essencial que ajuda na transferência de oxigênio para as células de órgãos e sistemas que necessitam para funcionar corretamente.
9. Controle emocional:
Além disso, a vitamina é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Por exemplo, é útil no tratamento depressão, um dos problemas de saúde mental mais comuns sofridos por pessoas no mundo moderno de hoje.
10. Aumenta a energia:
Essa vitamina é responsável por melhorar o nível de hemoglobina no corpo humano. Além disso, a hemoglobina é um componente essencial que ajuda no transporte de oxigênio para as células para funcionarem corretamente. Isso aumenta naturalmente os níveis de energia.
11. Controla o colesterol:
Um estudo polonês descobriu que o suplemento dessa leva á níveis normais de colesterol. No estudo com 124 indivíduos, os pesquisadores observaram reduções significativas nos níveis de colesterol LDL em pessoas que consumiram 4 mg dessa vitamina diariamente durante 12 semanas.
12. Controlar a demência:
Um estudo coreano sobre pacientes idosos descobriu que aqueles que sofreram de demência apresentaram os níveis mais altos de homocisteína e níveis mais baixos de Vitamina B9. Os pacientes do grupo que não sofreram demência apresentaram níveis mais elevados dessa vitamina.
Outros benefícios da vitamina B9 para saúde:
- Essa vitamina é essencial para que haja um crescimento saudável das crianças;
- Devido suas propriedades, essa vitamina desempenha um papel muitíssimo importante na formação do DNA e do RNA;
- A Vitamina B9 também ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos para que substituem aqueles que são destruídos a cada dia;
- A falta dessa vitamina podem causar doenças relacionadas a anemia e a perda de memória;
- Essa vitamina também pode levar a problemas graves, como palpitações cardíacas e defeitos de nascimento;
- Pessoas que são deficientes podem desenvolver a esterilidade e a infertilidade;
- Essa vitamina controla os níveis de deposição do colesterol no coração humano;
- A Vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.
Sinais de Deficiência da Vitamina B9:
Embora muitos alimentos são enriquecidos com essa vitamina, a sua falta é bastante comum em comparação com outras vitaminas do complexo B. Além disso, um alto consumo é recomendado principalmente na fase de crescimento, e as principais doenças relacionadas com a deficiência dessa vitamina são:
- Anemia;
- Doenças do sangue;
- Depressão;
- Diarreia;
- Fadiga;
- Insônia;
- Esquecimento;
- Perda capilar;
- Irritabilidade;
- Náusea;
- Fraqueza;
- Crescimento deficiente;