Vitamina B5: O que é, benefícios e malefícios
O ácido pantotênico ou vitamina B5, é importante pois faz parte da molécula chamada coenzima A, necessária para muitas reações químicas nas células. Além disso, a vitamina B5, é chamada de ácido pantotênico, um dos seu principal benefício da vitamina B5 é reduzir o cansaço.
Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes frescas, couve-flor, brócolis, cereais integrais, ovos e leite, e sua deficiência pode provocar sintomas como cansaço, depressão e irritação frequente.
Os nosso organismo só sobrevive de forma saudável porque diariamente nos alimentamos com substâncias que são necessárias para o seu funcionamento.
As vitaminas são os componentes mais importantes de todo o corpo humano.
O que é a vitamina B5?
Ela, também chamada de ácido pantotênico, desempenha funções no corpo como produzir colesterol, hormônios e hemácias, que são as células que carregam o oxigênio no sangue.
Para que serve a vitamina B5:
Assim como as demais vitaminas do complexo B (como a tiamina, niacina, etc.), a B5 ajuda o corpo a converter os carboidratos e gorduras da alimentação em energia para as células.
Fontes de vitamina B5:
As principais fontes dela, são:
- Semente de Girassol;
- Abacate;
- Batata Doce;
- Queijo Cottage;
- Salmão e Atum;
- Fermento biológico;
- Ovos;
- Carne vermelha magra.
Ela é importante para a saúde de maneira geral, mas quem pratica esportes ou está fazendo dieta deve prestar ainda mais atenção ao consumo de ácido pantotênico. Então, confira os benefícios da vitamina B5:
Quais os benefício da vitamina B5?
1. Manter o coração saudável:
A ácido pantotênico tem um registo impressionante no que se refere a manter o coração nas condições normais de funcionamento. Ela regula o nível de colesterol e também ajuda no controlo da tensão arterial.
2. Pele e cabelo:
Mais do que qualquer outra coisa, a ácido pantotênico ajuda a manter a pele saudável. Além disso, ela ajuda a adiar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento sobre a pele.
3. Reduzir o cansaço:
Ela ajuda a reduzir a fadiga e o cansaço corporal colocando o funcionamento correto do corpo.
Isto significa que esta vitamina é capaz de construir a resistência do corpo humano para um bom desempenho em várias tarefas.
Este é um benefício importante desta vitamina, especialmente do ponto de vista de profissionais como atletas.
4. Aliviar o estresse:
Ela ajuda a eliminar o estresse e outros problemas mentais graves, como a ansiedade e a depressão para garantir uma adequação da mente. Fá-lo através da regulação das hormonas responsáveis pela criação desses estados mentais.
5. Reforça o nível de hemoglobina:
Ela ajuda a reforça o nível de hemoglobina no corpo. Além disso, ela auxilia no metabolismo no fígado de substâncias tóxicas. Além disso, também incentiva a divisão celular e a reprodução do DNA nas células.
6. Para o sistema imunológico:
Ela é importante no fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano. Isso ajuda o corpo a lutar contra uma série de infecções e doenças. Assim, tira-se partido desta vitamina para diminuir a possibilidade do corpo contrair infecções.
7. Prevenir varias doenças:
Ela alivia o corpo de uma série de problemas prejudiciais como a asma, candidíase, autismo, osteoartrite, doença de Parkinson, síndroma pré-menstrual e muitos mais. Assim, esta vitamina é uma solução para uma série de doenças.
Outros benefícios da vitamina B5:
- Reduz o colesterol alto e os triglicerídios;
- Ajuda a controlar os sintomas da artrite reumatoide;
- Ajuda a diminuir cansaço e o fatiga;
- Acelera a cicatrização de feridas e cirurgias;
- Produz energia e manter o bom funcionamento do metabolismo;
- Mantem a produção adequada de hormônios e de vitamina D.
Agora que já conhecemos os benefícios dela, conheça também os sinais da deficiência dela:
Sinais da deficiência da vitamina B5:
A deficiência dela pode ser considerada bastante rara, mas pode incluir sintomas como a insônia, depressão, irritabilidade, fadiga, sensação de queimação nos pés, câimbras, dores de estômago e infecções respiratórias.
Quantidade recomendada:
A quantidade recomendada de consumo dela varia de acordo com a idade e o gênero, como mostrado na tabela a seguir: Idade e Quantidade dela por dia:
- 0 a 6 meses – 1,7 mg
- 7 a 12 meses – 1,8 mg
- 1 a 3 anos – 2 mg
- 4 a 8 anos – 3 mg
- 9 a 13 anos – 4 mg
- 14 anos ou mais – 5 mg
- Mulheres grávidas – 6 mg
- Mulheres que amamentam – 7 mg
Em geral, a suplementação com ela só é recomendada em casos de diagnóstico de carência dessa vitamina.