Vertigem: o que é, sintomas, causas e tratamentos
A vertigem ocorre graças a uma alteração temporária no aparelho auditivo (inflamação ou irritação), alteração na pressão dos líquidos que se encontram no ouvido interno. Um caso em que ocorrem vertigens é quando uma pessoa tem medo de alturas, ficando com tonturas.
Neste caso a vertigem tem origem psicológica, mas apesar disso alguns médicos indicam que estes casos devem ser qualificados como tontura e não como vertigem.
O que é vertigem?
Nos termos médicos, a vertigem é um tipo específico de tontura no qual se tem a sensação de que você ou o ambiente está se movendo ou girando, mesmo que não haja movimento. Portanto, não significa medo de altura como muito se pensa, o termo acrofobia é o que deve ser utilizado nesse caso.
A vertigem, desse modo, não é associada ao termo médico “pré-síncope”, que é na verdade uma sensação de quase desmaio, normalmente resultado da baixa pressão arterial. O desequilíbrio comumente observado em pessoas mais velhas também não está relacionado, já que as causas desse geralmente se devem a uma instabilidade devido à fraqueza.
Sintomas da vertigem:
Os episódios de vertigem podem ter duração bastante variada. Alguns podem levar minutos, outros até mesmo horas.
- Náuseas;
- Vômitos;
- Cefaleia;
- Tontura;
- Perda de equilíbrio;
- Sensação de que tudo gira;
- Fala pastosa;
- Visão dupla;
- Movimentos descoordenados;
- fraqueza.
Diante destes sinais é importante consultar um médico. É preciso excluir doenças graves que poderiam estar causando tais sintomas e determinar o tratamento mais adequado para cada caso. O tratamento pode ajudar bastante na melhora da qualidade de vida, entretanto, não se deve hesitar em buscar por ajuda.
Prevenção da vertigem:
Muitas são as causas que podem levar a isso. Por exemplo, infecções virais e bacterianas podem ser prevenidas com hábitos de vida saudáveis. Lavar sempre bem as mãos antes de comer, lavar os alimentos antes de ingeri-los e tomar somente água filtrada. Uma dieta balanceada ajuda a manter o organismo forte e protegido desta e de diversas outras complicações.
Pessoas que possuem o ouvido sensível precisam evitar viagens muito longas ou se preparar devidamente para estas. Alguns fármacos podem ser ingeridos e a atenção precisa ser redobrada. Traumas também podem provocar vertigem, assim como a presença de toxinas. É necessário tomar cuidado com a saúde.
Exames de rotina precisam ser realizados e um médico deve ser consultado frequentemente. Indivíduos que sofrem da condição podem aprender a lidar com as crises como, por exemplo, evitando ficar em pé abruptamente ou evitando situações de muito movimento.
Tratamentos:
O tratamento da vertigem vai depender basicamente de sua causa e de sua gravidade. Ao ter um episódio, deite-se em um quarto quieto e escurecido, isso pode reduzir a tontura e a sensação de desconforto. Uma dica é tentar evitar as situações de estresse que lhe deixam ansioso, se isso ocorrer talvez seja necessário o uso de medicamentos.