3 sintomas de verrugas e como tratar
As verrugas são crescimentos inofensivos causados por um vírus que infecta a camada superior da pele, muitas vezes levantadas, ásperas e da mesma cor da pele, mas também podem ser de cor escura, plana ou lisa.
Elas crescem mais comum nas mãos e nos pés, mas podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Existem muitos vírus que causam Verrugas, mas todos se enquadram na categoria de papilomavírus humano (HPV). Infelizmente, porém, a vacina que protege contra certos tipos de infecção por HPV não impedirá a maioria.
Os vírus que causam Verrugas são contagiosas e podem se espalhar através de contato direto pele a pele. Você pode até ter se tocar uma superfície que tenha estado em contato com uma verruga.
Quais os sintomas da verruga?
Felizmente, elas são inofensivas e, às vezes, elas vão embora sozinhas. No entanto, se você achar suas pouco atraentes ou não quiser espalhá-las para outras pessoas, você pode querer que elas sejam removidas. Você também pode considerar ter verrugas removidas se:
- São dolorosas ou doloridas
- Você tem mais de uma verruga
- Não vão desaparecer por conta própria
O que causa as verrugas?
As Verrugas plantares são causadas por uma infecção com HPV na camada externa da pele nas solas dos pés. Eles se desenvolvem quando o vírus entra em seu corpo através de pequenos cortes, quebras ou outros pontos fracos no fundo de seus pés.
O HPV é muito comum, e existem mais de 100 tipos de vírus. Mas apenas alguns deles causam nos pés. Outros tipos de HPV são mais propensos a causar em outras áreas da sua pele ou nas membranas mucosas.
Transmissão do vírus:
O sistema imunológico de cada pessoa responde de forma diferente ao HPV. Nem todos os que entraram em contato com ele desenvolvem Verrugas. Mesmo as pessoas da mesma família reagem ao vírus de forma diferente.
As cepas de HPV que causam Verrugas plantares não são altamente contagiosas. Portanto, o vírus não é facilmente transmitido por contato direto de uma pessoa para outra. Mas prospera em ambientes quentes e úmidos. Consequentemente, você pode contrair o vírus caminhando descalço em torno de piscinas ou vestiários.
Prevenção das Verrugas:
- Evite o contato direto com as Verrugas. Isso inclui suas próprias. Lave as mãos cuidadosamente depois de tocar uma verruga.
- Mantenha seus pés limpos e secos. Mude seus calçados e meias diariamente.
- Evite caminhar com os pés descalços em torno de piscinas e vestiários.
- Não use a mesma placa de esmeril, pedra-pomes ou clipper enquanto você usa sua pele e unhas saudáveis.
Tratamento para verrugas:
As opções de tratamento incluem:
Cantharidina , uma solução que faz com que uma bolha se forme sob a verruga. Após cerca de uma semana, um dermatologista corta a verruga morta.
- A crioterapia: (congelamento) é o tratamento mais comum. Pode exigir mais de um tratamento.
- Electrocirurgia: (queimando) e curetagem (raspando-as)
- Excisão: (corte de verrugas fora)
- Os tratamentos com laser geralmente não são usados a menos que outros tratamentos tenham falhado.
- As cascas químicas podem ser o tratamento mais eficaz para um grupo de Verrugas planas. As cascas químicas removem as camadas superiores da pele, o que também deve remover as verrugas.
- A imunoterapia: usa seu próprio sistema imunológico para combater o vírus que causa. Geralmente é reservado para as que não responderam a outros tratamentos. Seu dermatologista aplicará um produto químico à verruga ou injetará um medicamento para ajudar a aumentar o sistema de defesa do seu corpo.