A verruga plantar são verrugas comuns que afetam o fundo dos pés. A maioria das pessoas terá um em algum momento de suas vidas. A verruga plantar, oficialmente chamadas de verrugas, são causadas por vírus do papiloma humano (HPV), especificamente os tipos 1, 2, 4, 60 e 63. O vírus ataca a pele no fundo dos pés.
O HPV prospera em lugares quentes e úmidos, como pavimentos de vestiários e em torno de piscinas. Essas pequenas poças na superfície das telhas da piscina são um terreno fértil para o HPV. Além disso, o vírus é transmitido por contato direto e pode ser retirado mais facilmente se você tiver uma abertura ou rachadura em sua pele.
No entanto, as verrugas estão relacionadas a diferentes tipos de vírus da família do papiloma humano (HPV). Esse agente é bastante contagioso e afeta entre 7% e 10% da população, particularmente crianças e adolescentes.
Quais são as causas da verruga plantar?
A verruga plantar são causadas por uma infecção com HPV na camada externa da pele nas solas dos pés. Eles se desenvolvem quando o vírus entra em seu corpo através de pequenos cortes, quebras ou outros pontos fracos no fundo de seus pés.
No entanto, o HPV é muito comum, e existem mais de 100 tipos de vírus. Mas apenas alguns deles causam verrugas nos pés. Outros tipos de HPV são mais propensos a causar verrugas em outras áreas da sua pele ou nas membranas mucosas.
Quais são os sintomas de uma verruga plantar?
Além disso, a verruga plantar podem ser extremamente dolorosas. Um dos primeiros sintomas que você pode notar é dor ou ternura ao pressionar o pé enquanto anda.
No entanto, ela também pode aparecer amarelada, com uma crosta, ou mesmo ter uma mancha preta no meio. Por baixo da pele , a verruga pode ter raízes calosas, como dedos, que se aproximam e crescem.
Fatores de risco:
- Crianças e adolescentes;
- Pessoas com sistema imunológico enfraquecido;
- Pessoas que andam com os pés descalços onde a exposição a um vírus causador de verrugas é comum, como vestiários
Qual é o tratamento para verruga plantar?
Na maioria dos casos, a verruga plantar curam espontaneamente, em um intervalo que varia entre meses e dois anos. Mas as dores que podem provocar em alguns pacientes justificam a busca por um tratamento médico que elimine o problema de maneira definitiva.
As verrugas podem ser tratadas com uma preparação queratolítica (ácido salicílico, ácido fórmico ou ácido tricloroacético) de uso tópico. Portanto, este tratamento é particularmente contemplado para os casos de verrugas em mosaico, mas pode levar muito tempo para garantir a cura. Além disso, seu uso é contraindicado para bebês, gestantes e diabéticos.