Vassourinha doce trata problemas respiratórios: veja os benefícios da planta
A vassourinha doce é uma planta de origem brasileira e seu nome científico é scoparia dulcis, a planta vassourinha é facilmente encontrada em áreas e florestas de campos abertos. Além disso, a depender da região, essa planta pode ser ainda popular como “ganha aqui, ganha acolá”, tapeiçaba, coerana branca, vassourinha de botão, vassourinha miúda vassourinha cheirosa, tupiçaba e corrente roxa.
Esta planta constitui uma planta herbácea e integrante da família das scrophulariaceae. Além disso, ela é bastante ramificada e dotada de caule, ela também pode atingir até 50 centímetros de altura. Além disso, a vassourinha doce ainda contém como característica sua fácil identificação devido suas flores brancas, solitárias e pequenas.
Seu fruto é sustentado através de um cálice com “dentes”, no formato de uma cápsula. Além disso, é de sabor amargo, ela foi descoberto pelos povos caboclos. Os mesmos a usam como forma de tratamento de problemas respiratórios.
Propriedades:
- Antisséptica;
- Adstringente;
- Antiespasmódica;
- Antiasmática;
- Anticonceptiva;
- Antidiabética;
- Digestiva;
- Depurativa;
- Diurética;
- Tônica;
- Emética;
- Expectorante;
- Vermífuga.
Normalmente indicada para tratar problemas e sintomas decorrentes de alergias respiratórias, a vassourinha doce também é recomendada para tratar coceiras e problemas de pele em geral. Além disso, hemorroidas, cólicas, má digestão e demais transtornos gastrointestinais são ainda outros dos sintomas que podem ser tratados.
A ingestão regular da vassourinha doce tem forte atuação, inclusive, para combater problemas como asma, catarro, tosse e bronquite. Além disso, infecções urinárias, corrimentos vaginais, vaginite, diabetes, inchaço nas pernas e varizes também são transtornos possíveis de tratamento a partir da utilização da vassourinha.
Receita de chá da vassourinha doce:
INGREDIENTES:
- 10g de vassourinha;
- meio litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Coloque meio litro de água no fogo e acrescente as 10 gramas da planta, deixando ferver por até 8 minutos.
- Depois, deixe descansar e, quando o líquido estiver morno, adoce e consuma a infusão de três a quatro vezes por dia.
- Além disso, dê preferência ao consumo dessa receita sempre antes das principais refeições.
Malefícios:
Além disso, não estão descritos efeitos colaterais da vassourinha-doce.