Uva ursina combate pedras nos rins: veja 11 benefícios do fruto
A uva ursina é pertencente à família das Ericáceas, e também é conhecida como buxilo, medronheiro, uva-de-urso e búxulo. Esta planta habita, principalmente, as regiões montanhosas da Europa, Ásia e América do Norte; ganhou o apelido que originou o seu nome porque seu fruto tem um gosto que não agrada muito o paladar humano.
Mas agrada bastante o dos ursos, que o consomem demais. Esta planta vem sendo utilizada como antisséptico e diurético do aparelho urinário há séculos, como forma de chás ou extratos das folhas. Mas seu chá, até hoje, é o destaque. Suas folhas verdes que podem ser colhidas a qualquer época do ano proporcionam benefícios ao organismo humano através do seu chá.
O que é uva ursina?
É uma planta medicinal, também conhecida como buxilo, medronheiro, ursina, uva-de-urso ou búxulo, muito utilizada como anti-séptico e diurético, sendo muito eficaz no tratamento de infecções urinárias e dos órgãos genitais.
O seu nome científico é Arctostaphylos uva-ursi L. e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e mercados.
Propriedades da uva ursina:
As suas propriedades incluem a sua ação antibacteriana, adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica e diurética.
Quais os benefícios da uva ursina?
Ela serve para tratar:
- cistite
- pedras nos rins
- infecções urinárias
- inflamações na garganta
- vaginites
- corrimentos
- inflamações da próstata
- inflamações na uretra
- blenorragias
- diarreia
- disenteria.
Como usar?
A parte utilizada são as suas folhas.
Chá para infecção urinária: ferver 50 a 60 gramas das folhas em 1 litro de água por, aproximadamente, 15 minutos. Beber 3 a 4 xícaras diariamente.
Malefícios:
Os efeitos colaterais podem incluir irritabilidade, náuseas, vômito e insônia.
Contraindicações:
Está contraindicada para mulheres grávidas, crianças menores de 12 anos e indivíduos com problemas de estômago.