A uretrite é a designação genérica para processos inflamatórios ou infecciosos da uretra (canal responsável por conduzir a urina da bexiga para o meio externo) masculina e feminina. Além disso, as infecções que acontece na uretra têm grande importante para a saúde pública, pois muitas delas são causadas por patógenos transmissíveis durante o ato sexual, causando epidemias de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Dependendo da sua causa, os sintomas podem variar e, da mesma forma, o tratamento também deve ser feito de forma diferente, para garantir a cura. Assim, sempre que surgem sintomas de problemas urinários deve-se consultar o ginecologista ou o urologista para iniciar o tratamento adequado.
O que é uretrite?
A uretrite é a inflamação da uretra, o canal por onde a urina sai da bexiga e pode ser causada por infecções bacterianas e virais, além de traumas. Além disso, entre os sintomas estão dor na micção (ato de expelir urina), ardor da uretra, corrimento de pus e urgência urinária.
A maioria dos casos desta doença são causados por doenças sexualmente transmissíveis e sua prevenção pode ser feita através do uso de preservativos. No entanto, a doença também pode ser causada por bactérias presentes no reto.
Quais são os tipos de uretrite?
Além disso, a uretrite gonocócica é causada por uma bactéria Neisseria gonorrhoeae, sendo transmitida de pessoa para pessoa através da atividade sexual (vaginal, oral e sexo anal). A causa mais frequente é a bactéria Chlamydia trachomatis, que causa a infecção por clamídia, transmitida sexualmente.
A gonocócica é uma das formas mais comuns de infecções sexualmente transmissíveis. Além de C. trachomatis, outras possíveis causas infeciosas de uma condição não gonocócica incluem Ureaplasma urealyticum, Mycoplasma genitalium e Trichomonas vaginalis.
Nem todos os tipos desta doença são causados por uma infeção ou trauma, artrite reativa (anteriormente conhecida como síndrome de Reiter) é uma doença inflamatória que geralmente tem três características:
- Articulações dolorosas e inchadas;
- Conjuntivite;
- Estéril.
Quais são as causas da uretrite?
A maior parte dos episódios são causados por uma infecção por bactérias que entram na pele em volta da abertura da uretra. As bactérias que geralmente causam o problema incluem:
- E. coli e outras bactérias presentes nas fezes.
- Gonococcus, que é sexualmente transmissível e causa a gonorreia.
- Chlamydia trachomatis, que é transmitida sexualmente e causa clamídia.
- O vírus herpes simplex (HSV-1 e HSV-2) também pode causar a condição.
- Trichomonas são outra causa do problema. Estes são organismos unicelulares que podem ser sexualmente transmitidos.
- Infecções sexualmente transmissíveis como gonorreia e clamídia são geralmente confinadas à uretra. Mas elas podem estender-se para os órgãos reprodutivos das mulheres, causando doença inflamatória pélvica.
- Nos homens, por vezes, a gonorreia e clamídia causam epididimite, uma infecção do epidídimo, um tubo do lado de fora dos testículos. Ambas podem levar a infertilidade.
Quais são os sintomas da uretrite?
Os sintomas da uretrite gonocócica incluem:
- Corrimento amarelo-esverdeado, em grande quantidade, purulento e com mau cheiro proveniente da uretra;
- Dificuldade e ardor em urinar;
- Vontade de urinar frequente com pouca quantidade de urina.
Os sintomas da uretrite não-gonocócica incluem:
- Pouco corrimento esbranquiçado, que se acumula após urinar;
- Ardor ao urinar;
- Coceira na uretra;
- Discreta dificuldade em urinar.
- Geralmente a Uretrite não-gonocócica é assintomática, isto é, não gera sintomas.
Qual é o diagnóstico da uretrite?
A uretrite pode ser diagnosticada por um médico, frequentemente o urologista.
São necessários exames laboratoriais para a identificação do tipo de infecção, já que o tratamento para a doença gonocócica não é efetivo para a não-gonocócica. Além disso, existe a possibilidade de o paciente ter ambas as infecções, e tratar apenas uma delas não resolveria o problema.
Pacientes sexualmente ativos frequentemente recebem tratamento para as causas mais comuns, gonorreia e clamídia, até que os exames confirmem a causa da infecção.
Qual é o tratamento para uretrite?
O tratamento para uretrite depende única e exclusivamente da causa exata. No caso de infecção viral, o médico prescreverá medicamentos antivirais e, no caso de infecção bacteriana, o uso de antibióticos será recomendado.
Para garantir que a uretrite não se repetirá e, principalmente, que seu parceiro ou parceira também não desenvolva a infecção, é importante que ele ou ela também realizem os exames, mesmo que não haja sintomas.