A unha encravada é uma condição comum em que o canto ou o lado de uma unha dos pés cresce na carne macia. O resultado é dor, vermelhidão, inchaço e, às vezes, uma infecção. Além disso, a unha encravada geralmente afeta seu dedo adotado.
Muitas vezes você pode cuidar dela por conta própria. Se a dor é severa ou se espalhando, seu médico pode tomar medidas para aliviar seu desconforto e ajudá-lo a evitar complicações.
Se você tem diabetes ou outra condição que causa um fluxo sanguíneo fraco para seus pés, você corre o risco maior de complicações de unhas encravadas.
Quais são os sintomas?
Além disso, a unha encravada é um distúrbio comum que mais frequentemente afeta as bordas externas do dedo grande do pé mais frequentemente.
No entanto, qualquer dedo do pé pode ficar encravado. Os sinais e sintomas mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço nas margens de uma unha dos pés.
- Dor em seu dedo do pé ao longo de um ou ambos os lados do dedo.
- Vermelhidão em torno de sua unha dos pés.
- Inchaço do dedo em volta da unha.
- Infecção do tecido ao redor da unha do pé.
- Quando consultar um médico.
Quais são as causas?
As causas comuns de unha encravada incluem:
- Usando sapatos que agarrem as unhas dos pés.
- Cortando as unhas do dedo muito curto ou não direto.
- Tendo unhas curvilíneas raramente curvas.
Complicações da unha encravada:
Sem tratamento a unha encravada pode infectar o osso subjacente e levar a uma grave infecção óssea.
As complicações podem ser especialmente graves se você tiver diabetes, o que pode causar um fluxo sanguíneo fraco e danificar os nervos nos pés. Portanto, uma pequena lesão no pé – um corte, um raspado, um milho, um calo ou uma unha encravada – pode não curar adequadamente e se infectar.
Além disso, uma ferida aberta difícil de curar (úlcera no pé) pode requerer cirurgia para prevenir a decomposição e morte de tecido (gangrena). Unha encravada resulta de uma interrupção no fluxo sanguíneo para uma área do seu corpo.
Como prevenir a unha encravada?
1. Corte as unhas dos pés frequentemente:
Não curve suas unhas para combinar com a forma da frente do dedo. Se você tem as unhas dos pés feitas em um salão, certifique-se de informar seu pedicure para cortar as unhas diretamente. Portanto se você tem uma condição que causa um fluxo sanguíneo fraco para seus pés e você não pode cortar as unhas, veja um podólogo regularmente para que suas unhas sejam aparadas.
2. Mantenha as unhas nos pés com um comprimento moderado:
Além disso, ajuste as unhas dos pés para que eles estejam mesmo com as pontas dos dedos dos pés. Se você cortar as unhas dos pés demasiado curtas, a pressão de seus sapatos nos dedos dos pés pode direcionar um prego para crescer no tecido.
3. Use sapatos que se encaixem adequadamente:
Os sapatos que colocam muita pressão sobre os dedos dos pés ou puxá-los podem fazer com que uma unha cresça no tecido circundante. Se você tem danos nos nervos, talvez você não consiga sentir se seus sapatos se encaixam muito bem.
Portanto, tome cuidado para comprar e usar sapatos devidamente equipados, de preferência de uma loja de sapatos especializada em calçados adequados para pessoas com problemas nos pés.
4. Use calçado de proteção:
Se o seu trabalho o coloca em risco de ferir os dedos dos pés, use calçado de proteção, como sapatos de aço.
5. Verifique seus pés:
Se você tem diabetes, verifique seus pés diariamente por sinais de unhas encravadas ou outros problemas nos pés.
Qual é o tratamentos para unha encravada?
A unha encravada devem ser tratadas logo que sejam reconhecidas. Em muitos casos, pessoas com unhas infectadas não infectadas podem obter alívio com o seguinte regime simples:
- Mergulhe os pés na água morna salgada.
- Seque-os com uma toalha limpa.
- Aplique uma solução antisséptica suave na área.
- Bandagem o dedo do pé.
Se houver inflamação excessiva, inchaço, dor ou descarga, a unha do pé provavelmente está infectada e deve ser tratada por um médico. Um podólogo pode cortar ou remover o prego infectado com um procedimento cirúrgico menor no consultório.
Ele ou ela pode remover a porção ofensiva da unha ou a pele coberta com um bisturi e tratar a infecção. A menos que, o problema seja congênito, a melhor maneira de evitar unha encravada é proteger os pés do trauma e usar sapatos com espaço suficiente para os dedos dos pés.
Cortar as unhas do dedo do pé corretamente percorre um longo caminho para a prevenção de unhas encravadas. Usando um clipper de segurança, corte as unhas em frente, de modo que o canto do prego seja visível. Se cortar o prego muito curto, você está convidando o canto das unhas a crescer na pele.
É a tendência natural, quando a ponta da unha começa a crescer, para cortar um ângulo na borda do prego, para aliviar a dor. Isso alivia a dor temporariamente, mas também pode iniciar uma espiral descendente, treinando a unha para se encaixar cada vez mais.