Úlcera gástrica: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A úlcera gástrica é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago, causada por diversos fatores, como má alimentação ou infecção pela bactéria H. Pylori, por exemplo.
Úlcera gástrica apresenta como sintoma a dor de estômago, náuseas e vômitos, especialmente após comer, apesar de também poder não apresentar sintomas por muito tempo. Normalmente, a presença de uma úlcera não é uma situação muito grave, devendo ser tratada com medicamentos antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.,
Quais as causas da úlcera gástrica:
Normalmente, os revestimentos do estômago e do intestino delgado são protegidos contra os ácidos irritantes produzidos dentro do estômago. Se o revestimento protetor para de funcionar corretamente se rompe, isso resulta em uma inflamação (gastrite) ou uma úlcera. A maioria delas ocorre na primeira camada do revestimento interno.
A causa mais comum é a infecção do estômago pela bactéria chamada Helicobacter pylori (H.pylori). A maioria das pessoas com úlceras pépticas tem essas bactérias vivendo em seus tratos gastrointestinais, mas não é porque alguém as tem presentes em seu organismo que elas vão, necessariamente, desenvolver úlceras.
A úlcera gástrica também podem ser causada pelo uso excessivo de analgésicos, alguns medicamentos para tratar osteoporose e suplementos de potássio.
Quais os sintomas da úlcera Gástrica:
- Dor abdominal forte, em forama de pontada, que piora ao comer ou ao beber;
- Em forma de queimação na “boca do estômago”;
- Dor de cabeça;
- Enjoo;
- Vômito.
Sangramentos na parede do estômago, o que pode causar saída de sangue nas fezes, visível ou identificado no exame de pesquisa de sangue nas fezes.
É comum que os sintomas da úlcera gástrica se tornem piores após a alimentação, por isso, o apetite pode se tornar diminuído e causar perda de peso.
Também importante lembrar que, além disso pode-se formar uma úlcera duodenal, localizada na primeira porção do intestino, que costuma causar sintomas nos períodos em jejum ou durante a noite.
Fatores de risco da úlcera gástrica:
Alguns fatores de risco aumentam as chances de uma pessoa vir a desenvolver, Confira:
- Consumo excessivo de álcool;
- Uso regular e excessivo de medicamentos;
- Fumo;
- Estar tratando uma condição de saúde mais grave;
- Tratamentos de radioterapia, comuns para a maioria dos tipos de câncer.
Tratamentos:
O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de remédios que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo.
Pode-se recorrer ainda a analgésicos, para controlar as dores, e a calmantes, para que o indivíduo fique mais relaxado, uma vez que o ácido gástrico é produzido em maior quantidade sob estresse. Para eliminar a H.Pylori, quando identificada no exame, recorre-se a antibióticos, como, por exemplo, a Amoxicilina e Claritromicina.
A alimentação para quem tem deve ser feita com frutas, legumes e verduras cozidos. Grãos, laticínios light, pão, e carnes magras, devendo-se evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. Evite também alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.