Plantas medicinais

Tuia alivia dores musculares: veja 7 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
tuia

A tuia, árvore natural da Europa e América do Norte, também é conhecida no Brasil como pinheiro de cemitério, árvore-da-vida, cedrinho ou ciprestes.

Pertencente à família Cupressaceae, as suas árvores têm como característica troncos praticamente retos e folhagem verde-escamosa, contendo vários filamentos em sua formação. No geral, devido ao seu crescimento, costuma-se dar nova modelagem à planta, tornando-a um cone alto e esticado. Cresce cerca de um metro nos dois primeiros anos. Nos anos seguintes a estes, dependendo da espécie em questão, pode passar a crescer um metro por ano.

tuia no tratamento de diversos problemas

O que é tuia?

A tuia, também conhecida como pinheiro de cemitério ou cipreste, é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades que ajudam no tratamento de gripes e resfriados, além de ser também usada na eliminação de verrugas.

O nome comercial desta planta é Thuja occidentalis, e ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou feiras populares, por exemplo. Para efeitos medicinais são usados os ramos desta planta, que contêm em sua composição um óleo essencial chamado Tujona, que é conhecido por ter uma atividade imunoestimulante e antiviral no organismo.

Propriedades:

As propriedades desta planta podem incluir uma ação adstringente, antiviral, anti-inflamatória, expectorante, descongestionante e analgésica. Além disso, possui também propriedades que ajudam na eliminação de pequenas verrugas.

Quais os benefícios da tuia?

Esta planta medicinal pode ser usada no tratamento de diversos problemas, como:

  1. Alivia a dor nas juntas e ajuda no tratamento de doenças dolorosas, como artrite, osteoartrite ou neuralgias;
  2. Dores musculares.
  3. E elimina pequenas verrugas;
  4. Ajuda no tratamento de gripes e resfriados, aliviando a febre, tosse e rouquidão;
  5. Alivia os sintomas de sinusite;
  6. Complementa o tratamento de infecções do trato respiratório, como bronquite ou pneumonia;
  7. Ajuda no tratamento de infecções bacterianas na pele.

Esta planta medicinal apresenta também um efeito diurético e expectorante no organismo, ajudando a eliminar a retenção de líquidos e a expectoração.

Como usar?

Geralmente, são usados os caules de tuia na preparação de chás e tinturas caseiras.

Como fazer o chá de tuia:

O chá desta planta é ótimo para complementar o tratamento de gripes e resfriados, ajudando também a reduzir inflamações na boca e na garganta e a dor nas juntas e nos músculos. Para preparar este chá vai precisar de:

Ingredientes:

– 1 colher de chá de caules picados de tuia;

Modo de preparo:

  1. Colocar os caules da planta numa xícara com água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos.
  2. Coar antes de beber.
  3. É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, conforme a necessidade.

Contraindicações:

Por ser um produto tóxico, o consumo desta planta é contraindicado para gestantes e lactantes, e em hipótese alguma deve ser consumido por qualquer indivíduo em grandes doses ou por períodos prolongados. Seu consumo deve sempre ser orientado e acompanhado por um médico especialista.

Sair da versão mobile