Tireoidite de hashimoto: causas, sintomas e tratamentos
A tireoidite de hashimoto é uma doença auto-imune caracterizada por uma inflamação da tireoide, que leva ao hipertireoidismo que frequentemente é seguido por um hipotireoidismo, o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide e isso pode acontecer em qualquer fase da vida.
Além disso, a doença começa com um aumento indolor da glândula ou com uma sensação de bola no pescoço, que não causa nenhuma dor à palpação. É comum os doentes com tireoidite de hashimoto apresentarem outros distúrbios endócrinos como, diabetes tipo 1, mau funcionamento da glândula adrenal ou outras doenças auto-imunes como anemia perniciosa, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, doença de Addison ou lúpus, e outras como déficit de ACTH, câncer de mama, hepatite e presença de H. Pylori.
O que é tireoidite de hashimoto?
Também conhecida por tireoidite de hashimoto ou tireoidite linfocítica crônica, por ser a sua forma mais comum. Caracteriza-se por um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireoide, além de ser uma doença autoimune, em que o sistema imunológico disfuncional pode fabricar anticorpos para destruir as células da glândula tireoide.
Ou então podem reduzir a sua atividade, levando ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4. Essa glândula está localizada na região anterior do pescoço, tem a função de produzir hormônios reguladores de grande parte do funcionamento das células do corpo.
O que causa tireoidite de hashimoto?
A doença é mais comum em algumas famílias, o que pode caracterizar um problema genético. A produção de anticorpos pelo organismo contra as células da tireoide ainda tem sua origem desconhecida, mas há hipóteses de que as infecções virais ou bacterianas, a exposição a certos medicamentos e ao iodo (a falta ou excesso dele), bem como partos e fatores genéticos estejam envolvidos nesse processo.
Por ser uma doença autoimune, a tireoidite pode estar associada a outras doenças com as mesmas características, envolvendo outras glândulas, como supra-renal, paratireoides, pâncreas e gônadas ou outros órgãos como a pele e o fígado.
Quais são os sintomas da tireoidite de hashimoto?
Como a tireoidite causa hipotireoidismo, os sintomas são aqueles comuns aos quadros de hipotireoidismo. Como:
- Fadiga e lentidão;
- Maior sensibilidade ao frio;
- Prisão de ventre;
- Palidez de pele e pele seca;
- Rosto inchado;
- Unhas quebradiças;
- Queda de cabelo;
- Aumento da língua;
- Dores musculares, nas articulações;
- Fraqueza muscular;
- Hemorragia menstrual excessiva ou prolongada;
- Depressão;
- Lapsos de memória.
É importante comentar que a tireoidite de hashimoto é indolor, ou seja, você não irá perceber sintomas de dor no pescoço por causa dessa alteração, mas as vezes é possível sentir apenas uma sensibilidade maior na região.
Qual é o tratamento?
O tratamento da tireoidite de hashimoto, quando indicado, é feito com a medicação Levotiroxina, usada para substituir a quantidade que está faltando da produção diária do hormônio. É como se fosse uma ajuda externa para que seu corpo fique equilibrado. E é por isso que ela tem que ser tomada de forma muito certa, pois vai ajudar a reequilibrar os níveis hormonais.
Além disso, a recomendação é que seja tomada meia hora antes do café da manhã, em jejum, e todos os dias se possível no mesmo horário, mesmo sábado e domingo (nem que você durma depois de tomar de novo). É importante que você coloque um aviso no celular para lembrar de tomar todos os dias. Assim, o organismo irá receber o medicamento no horário certo e irá trabalhar em ordem!