A tília possui ricos valores nutricionais que favorecem e beneficiam a saúde do corpo humano, é uma planta que possui mais de 40 espécies diferentes, florescendo principalmente em locais quentes, úmidos e montanhosos. Está presente principalmente nas zonas temperadas do hemisfério norte, e é encontrada em grandes quantidades na região de Portugal.
Uma infusão bem quente de chá de tília constitui um excelente sudorífico, uma vez que estimula a sudação. O seu consumo é muito recomendado em estados febris, gripes e catarros, especialmente em crianças devido à sua ação levemente calmante e ao seu sabor agradável e adocicado.
É um bom calmante do sistema nervoso e muito utilizado em crianças hiperativas. Mais abaixo, confira uma super receita dessa incrível erva.
Propriedades da tília:
As flores desta erva são ricas em mucilagem e óleos essenciais como o geraniol, o eugenol e o farnesol, que confere o tão característico aroma às suas flores. Contém ainda flavonoides e glicósidos, saponinos, taninos e sais de manganês. A casca da planta contém mucilagem, polifenóis, taninos, heterósidos e triterpenos.
Benefícios da tília para saúde:
- Ainda de acordo com a Universidade de Maryland, a madeira de tília pode ser utilizada para auxiliar o tratamento de distúrbios no fígado e na vesícula biliar.
- Com seu efeito calmante, a planta medicinal é bastante utilizada para auxiliar o tratamento de problemas como a ansiedade e o estresse.
- O Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos ainda relatou que a aplicação da planta medicinal pode ser usada para ajudar o tratamento de inchaços e infecções na parte inferior da perna.
- Os benefícios de amenizar dores de cabeça de tensão e dores relacionadas aos sintomas de condições inflamatórias como gota e artrite também são atribuídos à planta medicinal.
- A tília possui propriedades diaforéticas, que promovem uma alta transpiração. Esse efeito é creditado a um composto chamado ácido p-cumárico.
- Acredita-se ainda que a planta medicinal pode contribuir com o alívio dos sintomas de gripes e resfriados como a inflamação e o inchaço de membranas da boca e do trato respiratório.
- O chá preparado a partir da planta medicinal é indicado para auxiliar o tratamento de condições como perturbação no estômago, prisão de ventre (constipação), inchaço ou cólica.
Como fazer o chá de tília:
- Coloque um litro de água em uma chaleira, e junto acrescente 2 colheres de sopa de flores de tília.
- Leve ao forno até que comece a iniciar a fervura.
- Desligue em seguida, abafe e deixe descansar por no mínimo 10 minutos.
- Quando esfriar é só coar e depois beber de duas a três xícaras por dia.
Contraindicações:
Não é recomendado o uso do chá desta erva por gestantes, lactantes, alérgicos ou pessoas que usem medicamentos fortes para doenças crônicas pois, eventualmente pode ocorrer interação medicamentosa. Na dúvida, não deixe de consultar seu médico sobre o benefício de tomar o chá.