O terçol é uma pequena infecção de uma glândula sebácea Zeiss e Mol, causada por bactérias, geralmente estreptococo ou estafilococo e, dependendo de sua localização, pode ser interno ou externo, atingindo a margem palpebral ou a parte do olho que se conecta aos cílios.
A região onde aparece esta afecção fica inchada e dolorida. Existe também outra patologia quer afeta a pálpebra, mas que não é provocada por uma infecção e é muito confundido com o terçol, que é o calázio.
O que é terçol?
O hordéolo, chamado popularmente de terçol, treçol, treçolho, viúvo ou belezinha, é uma infecção de origem bacteriana que surge nas glândulas presentes nas pálpebras superiores ou inferiores
Dependendo da glândula acometida, o terçol pode surgir na parte interna da pálpebra, sendo chamado neste caso de hordéolo interno, ou na parte externa, quando recebe o nome de hordéolo externo.
O terçol manifesta-se como um nódulo vermelho e doloroso, que fica localizado próximo à borda da pálpebra. Em muitos casos, ele pode se parecer com uma espinha, pois frequentemente apresenta um ponto de drenagem do pus interior, como nas imagens acima.
Causas do terçol:
- Ocorre quando as glândulas produtoras da parte lipídica da lágrima são obstruídas, o que pode ocorrer por alguns motivos:
- infecção bacteriana: quando uma bactéria comum se aloja dentro da glândula.
- Mau funcionamento da glândula: qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação.
- Blefarite: essa doença causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua recorrência pode favorecer o surgimento.
- Excesso de Oleosidade nos Olhos: pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem acabar tendo as glândulas sebáceas obstruídas.
Sintomas do terçol:
Os sintomas desta condição são:
- Dor no olho;
- Dificuldade para abrir o olho;
- Inchaço na pálpebra;
- Vermelhidão local;
- olho lacrimejando.
Normalmente amadurecem e estouram num período de quatro a cinco dias, desaparecendo sozinho em até duas semanas. Se não tratado adequadamente, pode reaparecer.
Diagnóstico do terçol:
O diagnóstico geralmente é bastante fácil de ser realizado pelo médico através de uma simples observação das pálpebras.
Tratamentos:
Inicialmente, o passo mais importante durante o tratamento é a limpeza das pálpebras. Com as mãos limpas, esfregue de forma delicada as pálpebras com água morna.
Se o caso estiver sido ocasionado pela infecção por bactérias, o médico oftalmologista deverá prescrever a aplicação de pomadas ou colírios com antibióticos.
Já os pacientes idosos debilitados podem precisar de cobertura sistêmica de antibióticos por via oral. Isto é necessário, pois a irrigação da pálpebra é rica e a infecção pode disseminar. Nas condições normais, uma ajuda ideal pode ser o uso de antibiótico tópico e a aplicação de compressas de água quente.
Como prevenir:
- Uma boa higiene é a melhor forma de prevenção quando. Isto é especialmente importante no caso de recorrência, em um local diferente na pálpebra ou na outra pálpebra.
- Uma maneira de reduzir o risco de aparecimento desta condição é retirar sempre a maquiagem antes de ir dormir.
- Certas doenças da pele tais como rosácea ou blefarite, podem ser responsáveis pelo aparecimento recorrente, apesar de realizar uma boa higiene.
- Em tais casos, é preciso consultar um dermatologista para que possa controlar a condição já existente e evitar a formação futura desta condição nos olhos.