A síndrome do intestino irritável é um problema que causa a inflamação das vilosidades intestinais, provocando sintomas como dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia. Além disso, estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.
O que é síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso (cólon) e que exige acompanhamento médico no longo prazo.
Quais são as causas da síndrome do intestino irritável?
Estudos mostram que as causas exatas são complexas e diferentes para cada pessoa, uma vez que muitos fatores na vida de alguém podem afetar a digestão.
Além disso, os pesquisadores acreditam que a causa subjacente dos sintomas da síndrome é o funcionamento anormal dos nervos, enzimas e músculos dentro do trato digestivo. Estes ajudam a controlar a absorção de nutrientes depois de comer, níveis de líquidos, gás e liberação de evacuações (9).
Um fator importante que determina como funciona o sistema digestivo é realmente seus níveis de Estresse e humor, uma vez que o intestino está intimamente ligado ao cérebro. Estresse e digestão também estão diretamente relacionados porque o intestino é capaz de produzir, ou não produzir, certos neurotransmissores, como a serotonina.
Embora não haja uma causa específica, fatores comuns que contribuem para a síndrome do intestino irritável incluem:
- Alimentos alérgenos;
- Estresse crônico;
- Mudanças na rotina de sono;
- Desequilíbrios ou alterações hormonais.
Os sinais e sintomas da síndrome podem variar muito de pessoa para pessoa e são, muitas vezes, semelhantes aos sintomas de outras doenças. Os mais comuns são:
- Dor abdominal ou cólicas;
- Sensação de inchaço;
- Gases;
- Diarreia ou constipação – às vezes alternando crises entre os dois problemas;
- Muco nas fezes.
Além disso, esta síndrome é uma doença crônica na maioria dos casos, mas há momentos em que os sintomas manifestados são piores e momentos em que eles são melhores. Podendo, inclusive, ter fases completamente assintomáticas.
Qual é o tratamento da síndrome do intestino irritável?
Como não se sabe exatamente o que leva à síndrome do intestino, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Ele pode ser feito pelo uso de medicamentos específicos para a síndrome.
Mudanças no estilo de vida do paciente fazem parte do tratamento. Incorporar suplementos de fibra e de medicamentos anticolinérgicos, antiespasmódicos, antidepressivos (em doses menores) e remédios contra a diarreia devem vir acompanhados de alterações radicais na dieta, com a eliminação de bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos e glúten da alimentação diária.
Quais medicamentos indicado para síndrome do intestino irritável?
Os medicamentos mais usados para o tratamento da síndrome do intestino são:
- Brometo de Pinavério 100mg
- Brometo de Pinavério 50mg
- Digedrat
- Ceftriaxona Dissódica
- Ceftriaxona Sódica
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.