Síndrome de Tourette: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A síndrome de tourette é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por tiques múltiplos, vocais ou motores, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na idade infantil.
Além disso, muitas vezes, os tiques são variados e diferentes no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. No entanto, eles acontecem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos.
Quais são as causas da síndrome de tourette?
A síndrome de tourette tem sido relacionada a diferentes partes do cérebro, incluindo uma área chamada gânglio basal, que ajuda a controlar os movimentos do corpo. Diferenças podem prejudicar as células nervosas e os produtos químicos que transportam mensagens entre eles.
Além disso, médicos não sabem exatamente o que causa esses problemas no sistema cerebral, mas os genes provavelmente desempenham o papel. É provável que haja mais de uma causa.
Quais são os sintomas da síndrome de tourette?
Os sintomas da síndrome de tourette aparecem repentinamente e a pessoa não consegue controlá-lo. Alguns deles podem surgir até durante o sono, podendo piorar em situações de ansiedade, estresse ou outra doença.
Os sintomas podem ser divididos em dois tipos, são eles:
- Tiques vocais: gritar, limpar a garganta, soluçar, usar tons de voz diferentes e repetir palavras
- Tiques motores: tocar o nariz, bater no peito, inclinar a cabeça, piscar os olhos, contrair os músculos da face ou do abdômen, encolher os ombros e fazer gestos obscenos.
Quais são os tratamentos para síndrome de tourette?
- Antidepressivos: como a Fluoxetina, que reduzem os sintomas de tristeza e de ansiedade que podem provocar tiques;
- Remédios neurolépticos: como Haloperidol ou Pimozida, que bloqueiam neurotransmissores no cérebro responsáveis pelo surgimento dos tiques;
A síndrome de tourette é uma deficiência?
Além disso, a síndrome é avaliada na lista de comprometimento da Previdência Social para distúrbios do desenvolvimento neurológico. Os requisitos de listagem são os mesmos para adultos e crianças. Para candidatos a portadores de deficiência com Tourette , a lista indica que um indivíduo deve experimentar movimentos motores ou vocalizações recorrentes.