Síndrome de isaac: o que é, causas, sintomas e tratamento
A síndrome de isaac é uma condição rara que afeta uma pequena parte da população. Além disso, esta síndrome é rara e parece ser causada por um anticorpo que ataca uma parte específica da membrana celular. A síndrome de isaac frequentemente ocorre em pessoas com outras doenças, tais como câncer, incluindo alguns timomas, câncer de pulmão de pequenas células e linfoma de Hodgkin.
Ela pode também ser hereditária. Os músculos, sobretudo dos braços e das pernas, estremecem e têm espasmos constantes, mexendo como um saco de minhocas. Esse sintoma denomina-se mioquimia.
Os espasmos e as cãibras podem ocorrer, de modo intermitente, nas mãos e nos pés. Muitas vezes, os músculos tornam-se rígidos progressivamente e levam um longo tempo para relaxar após eles serem contraídos. O suor também pode aumentar.
O que é a síndrome de isaac:
Também conhecida como neuromiotonia, síndrome de isaac-Mertens, síndrome da atividade contínua da fibra muscular e síndrome da atividade motora contínua) é uma doença neuromuscular incomum causada por hiperexcitabilidade e ativação contínua de axônios. dos nervos periféricos que ativam as fibras musculares.
Os sintomas, que incluem rigidez muscular progressiva, contrações contínuas ou fasciculações dos músculos, cólicas, aumento da transpiração e relaxamento muscular retardado, ocorrem mesmo durante o sono ou sob anestesia geral.
Embora muitas pessoas também demonstrem enfraquecimento de reflexos e dor muscular, o entorpecimento não é tão comum. Na maioria dos afetados A rigidez é mais prominente nos músculos dos membros e do tronco, embora os sintomas possam estar limitados aos músculos do crânio.
A fala e a respiração podem ser afetadas se os músculos laríngeo ou faríngeo estão envolvidos. A doença aparece entre 15 e 60 anos de idade, mas a maioria das pessoas experimenta os primeiros sintomas antes dos 40 anos de idade. A desordem pode ser hereditária ou adquirida (de causa desconhecida).
A forma adquirida ocasionalmente ocorre em associação com neuropatias periféricas ou após terapia de radiação, mas é mais frequentemente causada por uma doença auto-imune. A síndrome de isaac autoimune é geralmente causada por anticorpos que se ligam aos canais de potássio no nervo motor.
Sintomas da síndrome de isaac:
Pode apresenta os seguintes sintomas apresenta:
- Pseudo- miotonia;
- myoclonus;
- Rigidez, estável ou lentamente progressivo;
- Fadiga, intolerância ao estresse;
- Fraqueza muscular leve e não progressiva;
- cólicas;
- espasmos;
- fasciculações;
- insonia;
- tremor;
- hiperidrose;
Há, por vezes, a hipertrofia muscular hipertonia ou hipotonia , taquicardia , prurido , ocasionais parestesias, mialgias, artralgias, tendinites, andar rígido (conhecido como um “soldado” ou “levar a tatu”) e hiporreflexia. Pode ser crônico, monofásico ou recidivante-remitente.
Os músculos da faringe e da laringe podem estar envolvidos de várias maneiras, com fraqueza e raramente laringoespasmo e disfagia . O paciente pode facilmente sofrer detenções musculares , contracturas e cepas.
Tratamento da síndrome de isaac:
- Carbamazepina ou fenitoína (anticonvulsivantes)
- Imunoglobulina e plasmaférese;