A síndrome de duane é um distúrbio do movimento ocular presente no nascimento (congênito) caracterizado pela limitação horizontal do movimento ocular. Além disso, esta condição limita o movimento ocular horizontal, ou seja, do olho para fora (abdução), em direção à orelha, porém existem alguns casos em que a limitação ocorre com o movimento para dentro (adução), em direção ao nariz. De um modo geral apenas um olho é afetado.
A grande maioria dos casos ocorre espontaneamente e na maioria das vezes afeta apenas um olho. No entanto, Cerca de 20% dos pacientes com síndrome de duane têm os dois olhos afetados. Por razões desconhecidas, o olho esquerdo está mais envolvido do que o olho direito.
Quais são os tipos de síndrome de duane:
Existem três tipos de síndrome de duane de acordo com a limitação que se apresenta: Tipo I existe limitação na abdução, Tipo II existe limitação na adução e o Tipo III: existe limitação em ambos (abdução e adução).
Quais são as causas da síndrome de duane?
A síndrome de duane é uma doença adquirida a partir do nascimento, causada por alterações na oculomotor terceiro nervo, em alguns casos, é devida à ausência da sexta craniano, conhecido como abducens.
Esta síndrome é geralmente associada a Síndrome de Klippel-Feil que provoca malformações no rosto, dentes e orelhas, é autossômica. Além disso, esta síndrome geralmente provoca estrabismo e torcicolo isso é devido à posição a adotar pela pessoa que tem esse transtorno e movimentos que fazer para obter um melhor campo visual.
Quais são os sintomas da síndrome de duane:
- Ambliopia;
- Perda de visão;
- Desalinhamento ocular;
- Retração do olho afetado (ao olhar para dentro – adução);
- Posição anormal da cabeça;
- Limitação do movimento ocular horizontal:
- Movimento interior e exterior (em simultâneo);
- Fissura palpebral estreita (durante a adução, o globo ocular puxa a abertura dos olhos, estreitando-a).
Qual é o tratamento da síndrome de duane?
Além disso, o tratamento da síndrome de duane envolve geralmente uma cirurgia de correção.
Principais objetivos da cirurgia:
- Eliminar ou melhorar a posição anormal da cabeça;
- Eliminar ou reduzir o desalinhamento ocular;
- Reduzir retração quando o olho roda para dentro;
- Melhorar o movimento ocular vertical que pode estar afetado em determinados movimentos do globo.
Até ao momento nenhuma técnica cirúrgica específica foi completamente bem sucedida em eliminar os movimentos anormais do olho. Contudo, alguns dos procedimentos utilizados demonstraram benefícios significativos.
Portanto, a escolha da intervenção mais apropriada depende do caso e do indivíduo. A taxa de sucesso na cirurgia para eliminação da posição anormal da cabeça é estimada em 79 a 100%.