Sensibilidade dental: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Se você tomar bebidas quentes ou frias e magoar seus dentes fazendo-os doer, pode ser hora de falar com seu dentista sobre a possibilidade de ter sensibilidade dental.
Às vezes, outras coisas também podem agravá-los, como alimentos doces e azedos ou mesmo de ar frio. Para poder tratar estas distorções dentárias, é preciso saber o que pode estar por trás delas. Depois saber a causa, você pode encontrar uma solução.
O que é sensibilidade dental?
A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.
Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.
Causas da sensibilidade dental:
Os dentes sensíveis podem ser causados pelos seguintes problemas dentários:
- Molhando os dentes à noite.
- Decadência dentária, enchimentos com vazamento e dentes quebrados que expõem a dentina do seu dente.
- Esmalte de dente gasto usando uma escova de dentes dura e usando uma aderência forte ao escovar agressivamente.
- Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidas.
- Recessão de goma que deixa sua superfície radicular exposta.
Postar sensibilidade ao tratamento dental – comum, mas temporária, especialmente com procedimentos como coroas, recheios e branqueamento dentário.
Sintomas da sensibilidade dental:
Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.
Tratamentos da sensibilidade dental:
Dependendo das circunstâncias, seu dentista pode recomendar:
Desensibilização ou ligação: Ocasionalmente, as superfícies radicais expostas podem ser tratadas aplicando resina de ligação às superfícies radiculares sensíveis. Pode ser necessário anestesia local.
Enxerto cirúrgico de gengiva: Se a sua raiz do dente perdeu o tecido de gengiva, uma pequena quantidade de tecido de gengiva pode ser retirada de outra parte da boca e anexada ao site afetado. Isso pode proteger as raízes expostas e reduzir a sensibilidade.
Fluoreto: Seu dentista pode aplicar fluoreto às áreas sensíveis dos dentes para fortalecer o esmalte dos dentes e reduzir a dor. Ele ou ela também pode sugerir o uso de fluoreto de prescrição em casa.
Canal da raiz: Se seus dentes sensíveis causam dor intensa e outros tratamentos não são eficazes, seu dentista pode recomendar um canal radicular – um procedimento usado para tratar problemas no núcleo macio do dente (polpa dental). Embora isso possa parecer um tratamento significativo, é considerada a técnica mais bem sucedida para eliminar a sensibilidade dentária.
Desensibilização de pasta de dente: Após várias aplicações, a pasta dentífrica dessensibilizadora às vezes ajuda a bloquear a dor associada aos dentes sensíveis.