Sangramento Gastrointestinal: causas, sintomas e tratamentos
O sangramento gastrointestinal é um sintoma de uma desordem no trato digestivo. No entanto, o sangue geralmente aparece em fezes ou vômitos, mas nem sempre é visível, embora isso possa fazer com que as fezes pareçam pretas ou quedas. O nível de sangramento pode variar de leve a grave e com risco de vida.
Além disso, o sangramento gastrointestinal ou no cólon geralmente pode ser facilmente identificado, mas encontrar a causa do sangramento que ocorre no intestino delgado pode ser difícil. Portanto, a tecnologia de imagem sofisticada geralmente pode localizar o problema, e procedimentos minimamente invasivos geralmente podem corrigi-lo.
Quais são as causas do sangramento gastrointestinal?
As causas mais comuns de sangramento gastrointestinal são:
- Esofagite;
- Varizes esofagianas;
- Laceração de esôfago por náuseas;
- Gastrite;
- Úlceras;
- Neoplasias (câncer);
- Pólipos;
- Malformações arteriovenosas;
- Divertículos de cólon;
- Pólipos;
- Gastroenterites;
- Fissuras;
- Hemorroida.
Quais são os sintomas do sangramento gastrointestinal?
O sangramento gastrointestinal é um sintoma de uma desordem no trato digestivo. O sangue geralmente aparece em fezes ou vômitos, mas nem sempre é visível, embora isso possa fazer com que as fezes pareçam pretas ou quedas. O nível de sangramento pode variar de leve a grave e com risco de vida.
Além disso, este sangramento pode ser visível sob a forma de vômitos de sangue, com fezes sangrentas vermelhas brilhantes ou com fezes de tarry preto (melena). Mesmo uma pequena quantidade de sangramento GI que não é visível pode causar uma falta de glóbulos vermelhos no sangue ( anemia ) ao longo do tempo.
No entanto Identificar a origem do sangramento GI pode ser especialmente difícil se começar no intestino delgado. Quando a fonte não pode ser identificada, o termo “sangramento obscuro de GI” é usado.
Qual é o tratamento do sangramento gastrointestinal?
Além disso, os especialistas da Mayo Clinic têm uma variedade de opções de tratamento que podem ser usadas em combinação, dependendo da fonte do seu sangramento GI:
- Sonda térmica endoscópica: Este tratamento pode parar o sangramento de úlceras e outras anormalidades por queima (coagulação) do vaso sanguíneo ou tecido anormal.
- Injeção endoscópica: Com a injeção endoscópica, seu médico pode parar o sangramento injetando um líquido, como epinefrina diluída, na fonte do sangramento.
- A coagulação com plasma de argônio: e ablação por radiofrequência são outros tipos de técnicas térmicas usadas para tratar vasos sanguíneos anormais no estômago, intestino delgado e cólon.
- Os clipes endoscópicos: podem ser usados para fechar um vaso hemorrágico ou outro tecido defeituoso.
- A ligadura de banda endoscópica: usa bandas especiais para tratar sangramentos hemorroidas e sangrando vasos sanguíneos (varizes) no esôfago.
- A injeção endoscópica: de cianoacrilato contracava usa uma cola especial para tratar sangramento difícil de varizes no estômago.