Salmoneloses: sintomas, diagnóstico e prevenção
A salmonelose é uma infecção gastrointestinal provocada por bactérias do gênero Salmonella e família Enterobacteriaceae. Quase todos os representantes do gênero Salmonella são amplamente distribuídos na natureza.
O trato intestinal dos homens e animais é o seu principal reservatório natural. Além disso, são patogênicas ao homem. Entre as doenças que podem provocar estão: a Febre Tifoide, a Febre Entérica e as salmoneloses
As seis subespécies de Salmonella enterica são as responsáveis por causar a salmonelose. Além disso, é a intoxicação alimentar mais comum no mundo.Representa um problema de saúde pública, mesmo nos países desenvolvidos.
Salmonelose é caracterizada por dores abdominais, diarréias, febre, calafrios, dores de cabeça, mal-estar e vômito, sintomas que podem persistir durante uma semana ou mais, podendo ser fatal especialmente em crianças pequenas e idosos.
A forma mais comum de transmissão desta doença par o homem é através da ingestão de alimentos contaminados, e os maus hábitos de higiene. A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção.
Sintomas da salmonelose:
Os sintomas costumam se manifestar até 12 a 36 horas da ingestão do alimento contaminado. Entre os sintomas estão:
- Febre;
- Dor abdominal;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia.
Diagnóstico da salmonelose:
Além do histórico do paciente, da análise dos sintomas apresentados e dos hábitos e histórico alimentar do acometido, o exame de análise da amostra de fezes do paciente também são essenciais no diagnóstico seguro da doença. A análise do resultados do exame de fezes do paciente consegue detectar com segurança a presença ou não da bactéria que causa a salmonelose.
Em casos mai evoluídos, pode ser necessário também a coleta e o exame de sangue do paciente para identificar e verificar se a bactéria está presente na corrente sanguínea do acometido.
É importante que o diagnóstico seja feito rapidamente para o início imediato do tratamento, já que a reprodução da bactéria no organismo pode causar problemas bastante graves para o acometido.
Prevenção da salmonelose:
As dicas que ajudam a se prevenir da salmonelose são bastante fáceis e simples de serem seguidas. Dicas e hábitos básico de higiene, como o correto manuseio, armazenamento, limpeza e feitura do alimentos são atitudes simples que reduzem bastante o risco de contaminação pela salmonela.
Tratamento para salmonelose:
O tratamento é feito basicamente para garantir a redução e a diminuição do sintoma do paciente. Portanto, o tratamento deve ser feito com a hidratação do paciente, feita com base na ingestão de soros fisiológicos, e, em casos mais graves, com a utilização e a ingestão de medicamento antibióticos. Além disso, tomar medicamentos é indicada quando a bactéria alcançar a corrente sanguínea do paciente.