Rosácea: o que é, causas, sintomas, tratamentos e como prevenir
A rosácea é um problema comum caracterizada pela pele vermelha acidentada e, muitas vezes, desconfortável, este problema atinge sua testa, bochechas e queixo-também pode deixar seus olhos secos e doloridos. Qualquer um pode desenvolver rosácea, mas ocorre com maior frequência em mulheres brancas de meia idade.
Como a rosácea deixa pequenos erupções na pele, ela pode ser confundida com acne ou mesmo com uma reação alérgica. Caso a rosácea não seja tratada, o problema pode piorar, por isso é importante compreender os sinais e sintomas. Desta forma, você pode conversar com seu médico e ter um tratamento adequado.
O que é rosácea?
A rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas. Além disso, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens.
Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Além disso, conforme a doença se agrava, vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia. Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle.
Causas:
Assim como muitos problemas, a causa raiz da rosácea é desconhecida. Além disso, os médicos acreditam que é uma combinação de fatores genéticos e ambientais que trazem esse problema de pele. Existem alguns fatores comuns que podem causar:
- Alimentos quentes ou bebidas
- Alimentos picantes
- Álcool
- Além disso, calor extremo ou frio extremo
- Luz solar
- Além disso, estresse, raiva ou constrangimento
- Exercício extenuante
- Além disso, banhos quentes ou saunas
- Corticosteroides, como a prednisona
- Além disso, remédios que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.
Sintomas de rosácea:
Os sinais e sintomas que você precisa observar são:
1. Vermelhidão no rosto: Causa vermelhidão no meio do rosto, geralmente causada por pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas.
2. Pequenas erupções vermelhas: as erupções podem parecer a acne e até mesmo conter pus como as espinhas. Além disso, as erupções também podem fazer com que seu rosto se torne frágil e quente.
3. Olhos irritados: os olhos irritados, inchados e vermelhos afetam cerca de metade dos pacientes.
4. Nariz inchado: Um pouco raro e mais comum nos homens, pode fazer com que o nariz pareça bulboso (um problema conhecido como rhinophyma). Além disso, caso tenha algum desses sinais de sintomas, você deve consultar um médico ou um dermatologista para ter o diagnóstico e o tratamento adequado.
Tratamentos:
A rosácea não pode ser curada, então é preciso controlar os sintomas e evitar os causadores.
Controlando os sintomas são:
- Surtos podem ser controlados com antibióticos
- A vermelhidão do vaso sanguíneo pode ser tratada com lasers
- Além disso, a pele seca e sensível deve ser protegida com protetor solar e loções hidratantes
- Os olhos irritados podem ser tratados com gotas artificiais de lágrimas
- Além disso, uma pele grossa e acidentada pode ser tratada com cirurgia estética para os casos mais severos
Evitando causadores da rosácea:
Controle os sintomas com seu médico.
Saiba quais são os causadores e evite-os: Pode ser útil manter um diário sobre o que você está fazendo, bebendo e comendo para descobrir os causadores.
Proteja seu rosto: Fique fora do sol, e quando não estiver usando protetor solar e um chapéu. Além disso, use produtos para pele sensível
Cuide dos seus olhos: Use lágrimas artificiais e limpe as pálpebras com um pano quente