O retinol promove a renovação celular, estimula a formação de colágeno, reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhora a irrigação sanguínea da pele. Além disso, ele também é adicionado aos cremes que entram na sua pele. Aumenta a quantidade de colágeno que seu corpo produz e estimula a pele, cortando linhas finas e rugas. Além de melhorar o tom e a cor da pele e reduz manchas.
O que é retinol?
Além disso, o retinol é um derivado da vitamina A e sua função principal está associada ao estímulo da renovação celular, o que o torna um grande aliado na prevenção e tratamento do envelhecimento da pele.
Ele compõe o grupo da vitamina A e seus derivados, sejam eles sintéticos ou naturais. Portanto, ele está entre os ativos mais usados na dermatologia e possuem muitos benefícios, alguns deles são: agem na regeneração celular, síntese de colágeno e esfoliação.
Por isso, o retinol é indicado no tratamento e na prevenção do envelhecimento precoce da pele, no controle de oleosidade e da acne. Também no clareamento de manchas. Ele ainda pode atuar sobre a textura da nossa pele.
Quais são as fontes ricas em retinol?
- Manga;
- Tomate;
- Espinafre;
- Cenoura;
- Ovo cozido;
- Óleo de peixe;
- Leite;
- Queijo;
- Mamão;
- Couve.
Benefícios do retinol para saúde:
1. Crescimento:
O retinol possui uma contribuição essencial para o crescimento de diferentes maneiras. Ele é excelente para a proliferação e divisão celulares e também gerencia a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento.
2. Combater infecções e melhorar a imunidade:
Além disso, o retinol também é de suma importância para combater infecções. Além disso, ele ainda é capaz de fortalecer o sistema imunológico de uma forma bem significativa.
3. Possui efeitos antioxidantes:
Ele tem um efeito antioxidante muito poderoso. Assim ele previne a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo em células e são tidos como causadores de catarata, tumores, doenças de pele e até mesmo arteriosclerose.
4. Saúde óssea:
O retinol também fortalece os dentes e ossos. Portanto, ela ainda ajuda na formação da dentina, uma camada de material duro logo abaixo da superfície dos nossos dentes, aumentando assim a sua resistência.
5. Prevenção de pedras nos rins:
Além disso, ele ainda previne a formação dos cálculos urinários, devido à formação de cálcio fosfato. Ele também é essencial para ajudar a manter o revestimento do trato urinário em forma.