Resfriado: o que é, sintomas e tratamentos
O resfriado, também chamado de constipação, é uma doença que acomete o trato respiratório superior (nariz e garganta) com duração de poucos dias, chegando a no máximo 2 semanas. Geralmente, o agente etiológico é um vírus, sendo mais comum o coronavírus e o rhinovirus, no entanto, pode ser causado por bactérias também.
O vírus causa uma grande destruição do epitélio que reveste as vias aéreas superiores internamente. O sistema imunitário do organismo afetado reage, gerando mais inflamação. Consequentemente, as bactérias presentes nas vias respiratórias oportunistas passam a produzir muco purulento. Quando há a regeneração do epitélio lesado.
Quais são os sintomas do resfriado?
Além disso, os primeiros e principais sintomas de um resfriado começam a aparecer após o segundo ou terceiro dia de exposição ao vírus. Coriza, secreção nasal transparente, sensação de cansaço leve, espirros, tosse, dor de garganta, lacrimejamento, dor no corpo e febre baixa são os principais sintomas da doença.
O paciente acometido por um resfriado pode sentir ainda dificuldade para respirar, sonolência, dor de ouvido, vômitos, enjoo, dores abdominais e falta de apetite. Deve se ficar atento, pois em crianças recém-nascidas podem evoluir para complicações mais graves.
Qual é o diagnóstico?
O diagnóstico para um quadro de resfriado é feito de maneira rápida e simples, com base nos sintomas apresentados pelo paciente. Deve-se ficar atento aos sinais para diferenciar o quadro dos diagnósticos de outras doenças com sintomas e sinai parecidos, como a gripe influenza, por exemplo.
Análises clínicas, com auscultação dos pulmões para verificar a respiração e verificação do grau de inflamação da garganta do paciente também ajudam na busca pelo diagnóstico seguro de cada tipo de quadro.
Qual é a prevenção do resfriado?
Não existem maneiras seguras para se prevenir dos resfriado, porém há medidas simples e básicas que reduzem significativamente os riscos do contágio. Deve-se lavar bem e com frequência as mãos, usar lenços de papel ao assoar o nariz, cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar e evitar o contato muito próximo com pessoas contaminadas para evitar o contagio. Deve-se evitar também locais fechado e com grandes aglomerações, pois o vírus tem mais facilidade para se disseminar nesses locais.
Qual é o tratamento?
Não há remédios específicos para a cura do resfriado. Além disso, a doença costuma desaparecer ao logo do dia, por conta do enfraquecimento do vírus, e o tratamento é feito para conter e reduzir os sintomas apresentados.
Analgésicos e antitérmicos são bastante utilizados no tratamento desse tipo de doença. As substâncias mais recomendadas para a contenção dos sintomas são o paracetamol e a dipirona, que são ótimos para baixar a febre, tirar a dor no corpo e combater os sinais da doença.
Recomenda-se ainda que o paciente repouse e beba bastante líquido durante o período de recuperação, que pode levar de 2 a 3 dias.