Reeducação alimentar: O que é, como funciona e benefícios
A reeducação alimentar é o melhor método para perder peso de maneira saudável e duradoura. Na reeducação alimentar você comerá frutas, vegetais e carnes magras em vez de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches, alimentos fritos, etc.((https://queenpilates.weebly.com/blog/diet-or-food-reeducation))
O que é reeducação alimentar?
A reeducação alimentar, é um processo de mudança de hábitos e ter consciência do que é bom.
Nesse caso a pessoa fica ciente do que está acontecendo de errado em relação aos seus hábitos alimentares e acaba entendendo o que precisa ser mudado.
Embora seja um processo gradual, é possível obter sucesso na perda de peso , incorporando hábitos mais saudáveis à sua vida.
Então, educar é conhecer a comida, ser guiado por um profissional qualificado, estar dispostos a mudar hábitos e, principalmente, ter disciplina, porque é um processo a ser mantido pela vida.
Como funciona reeducação alimentar:
Restrições alimentares altas não fazem bem para você, definitivamente não é uma alimentação saudável e não vai te ajudar a emagrecer com saúde, muito menos ajudar no período de manutenção.((http://www.tiasonia.com.br/en/fique-ligado/detalhe/14/diet-or-dietary-reeducation-#:~:text=Food%20re%2Deducation%20is%20the,improvements%2C%22%20says%20Barbara%20Sanches.))
Então, como funciona reeducação alimentar?
1. Evite dietas milagrosas:
Na reeducação alimentar evite dietas milagrosas nas quais há um grande peso de deleção em um curto período de tempo.
2. Não deixe de comer:
Não faça uma dieta baseada em um único tipo de alimento ou nutriente, coma o que tem vontade mas, com disciplina.
3. Faça de 3 a 5 refeições:
Mesmo que exagerado nos dias, faça pelo menos cinco refeições por dia.
4. Faça pequenas refeições:
Pequenos lanches entre as refeições evitarão a vontade de comer o primeiro prato para encontrar a frente.
5. Não belisque entre as refeições:
durante a reeducação alimentar não belisque nada entre as refeições, pois isso pode atrapalhar seu emagrecimento.
6. Não deixe de comer o que gosta:
Se você quiser comer um doce, coma. Mas lembre-se: apenas uma peça ou unidade.
7. Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes:
Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet. Água carbonada, as bebidas carbonadas dilatam o estômago, dando uma falsa sensação de saciedade.
Bebidas isotônicas devem ser evitadas. Sejam calóricos e não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
8. Beba água:
Além de inserir opções saudáveis na alimentação, você também precisa se manter sempre hidratado. Para isso, é imprescindível beber de 1,5 a 2 litros de água diariamente.
9. Coma carboidratos integrais:
Eles têm digestão mais lenta, libera menos açúcar no sangue e são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão saciedade por mais tempo.
Benefícios de fazer reeducação alimentar:
1. Ajuda no emagrecimento:
Seguindo um alimentação saudável e exercícios com uma reeducação alimentar, é possível emagrecer de forma saudável sem o efeito sanfona.((http://lavita.com.pl/))
2. Fortalece cabelo, unhas e pele:
A reeducação alimentar ajuda no fortalecimento das unhas, crescimento do cabelo e deixa a pele mas bonita. O aspecto opaco dos fios, as unhas quebradas e a pele seca são sinais de que seu organismo está com deficiência de nutrientes.
Como a vitamina A, C, B7 e os ácidos graxos Ômega 3, são importantes para saúde e uma boa aparência.
3. Melhora a digestão e o sistema digestivo:
A reeducação alimentar ajuda melhorar a digestão, pois você começará ingerir alimentos ricos em fibras, que ajuda no trato digestivo, evitando tanto uma possível constipação.
4. Previne doenças cardiovasculares:
Quem começa a ter hábitos alimentares, comendo comidas naturais, como legumes, vegetais e grãos aumenta a longevidade, pois diminui o risco de doenças cardiovasculares, crônicas (hipertensão, diabetes, obesidade, etc.)
5. Previne depressão e enxaqueca:
Quando o teor de gordura trans é reduzido na reeducação alimentar, há um menor risco de desenvolver depressão.
Qual a diferença entre uma dieta e reeducação alimentar:
Entenda as principais diferenças entre dieta e reeducação alimentar:((https://www.chetor.com/181245-%D8%BA%D8%B0%D8%A7%D9%87%D8%A7%DB%8C-%D8%A8%D8%AE%D8%A7%D8%B1%D9%BE%D8%B2/))
1. Dieta:
- Alimentos proibidos;
- Culpado por comer;
- Hora de acabar;
- Efeito sanfona.
2. Reeducação alimentar:
- Alimentos permitidos;
- Bom relacionamento com comida;
- Mudança para a vida;
- Manutenção de peso.
Uma vida saudável requer compromisso com uma alimentação balanceada e sem restrições. Para isso, para se submeter à reeducação alimentar é fundamental passar por um processo de reavaliação de hábitos e comportamentos alimentares.((http://www.tiasonia.com.br/en/fique-ligado/detalhe/14/diet-or-dietary-reeducation-))
Não existe uma maneira certa de montar um cardápio de reeducação alimentar. Como o objetivo é manter a alimentação ao longo da vida, é importante que cada pessoa estipule o que comer, para que as refeições sejam um momento prazeroso.