Quemose: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A quemose é uma condição de saúde também conhecida como chemose. Estamos falando de uma inflamação do tecido que reveste as pálpebras conjuntiva dos olhos. Em palavras simples, a conjuntiva é uma membrana transparente que cobre a esclera dos olhos (parte branca) e o interior das pálpebras.
Além disso, esse inchaço deixa uma aparência gelatinosa como se tivesse líquido e muitas vezes dificulta fechar até os olhos. Também se pode ter a impressão de que o globo ocular está fora do lugar. Além disso, alergia e conjuntivite são uma das principais causas.
Quais são as causas?
A quemose ocorre quando os olhos sofre algum tipo de irritação, não apresentando, entretanto, nenhum sinal claro. As causas mais comuns que levam ao aparecimento de alergias, infecções virais, distúrbios da tireoide, obstrução da veia cava superior, trombose do seio cavernoso,fístula e papiledema.
Quais são os sintomas de quemose?
Se houver o aparecimento de inchaço repentino em seus olhos que não desaparece, o sintoma deverá ser avaliado por um especialista da oftalmologia, principalmente se estiver associado aos sintomas da dor nos olhos, aspectos estranhos na visão, dificuldade para respirar e desmaios.
Tratamento Para Quemose:
A qualquer sinal ou sintoma não conhecido é sempre indicado procurar o parecer de um profissional clínico para realmente conhecer as causas e sintomas de uma possível quemose.
Além disso, existem alguns medicamentos anti- histamínicos que dispensam a prescrição médica para o uso no alívio dos sintomas de inchaço dor coceira.
Compressas com água fria muitas vezes aliviam bem os sintomas causados pela quemose. Porém nunca se auto medique sem a certeza de que o remédio é inofensivo por mais natural e popular que seja.