A queimadura solar, queimadura de sol ou eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em crianças, pessoas de pele clara ou cabelo claro. Em dias nublados também é possível se queimar, pois os raios ultravioletas (UV), responsáveis pela queimadura, passam pelas nuvens.
Aproximadamente 30% dos adultos, 70% das crianças e adolescentes relatam pelo menos uma queimadura solar durante o período de um ano. Apesar da maioria não ser severa, é importante evitar a queimadura solar, pois aumenta os riscos de:
- câncer de pele (existem vários tipos de câncer de pele, a maioria é tratada facilmente, mas a queimadura solar aumenta o risco de desenvolver um tipo sério, o melanoma),
- problemas na visão (cataratas, que pode deixar uma pessoa sega).
Rugas e outras mudanças na pele relacionadas com o envelhecimento Alguns fatores como ter a pele clara, cabelos claros, estar em montanhas ou praias e tomar certos tipos de medicamentos (exemplo: doxiciclina), aumentam as chances de queimadura solar.
O primeiro sintoma a surgir é a vermelhidão, que aparece 3 a 5 horas após a exposição solar e ficando pior durante o período de 12 a 24 horas após a exposição.
A vermelhidão geralmente é acompanhada de dor e ardência, seguida de descamação. Nos casos mais severos há dor severa, bolhas e insolação.
Quais são os sintomas?
Os sinais e sintomas incluem:
- Pele rosa ou vermelhidão
- Pele morna ou quente ao toque
- Dor, sensibilidade ou coceira.
- Inchaço
- Bolhas pequenas cheias de líquido, que podem estourar.
- Dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga se for grave.
Qualquer parte exposta do próprio corpo, incluindo os lóbulos da orelha, couro cabeludo e lábios podem queimar. Até áreas cobertas podem queimar se, por exemplo, a roupa tiver um tecido solto que permita luz ultravioleta a entrar.
Os olhos são extremamente sensíveis à luz UV do sol e podem sofrer queimaduras. Os olhos queimados pelo sol podem apresentar dor ou desconforto. Os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de algumas horas após a exposição ao sol. Mas isto pode levar um dia ou mais para entendimento da extensão total da queimadura.
Dentro de alguns dias, o corpo pode começar a se curar por “descascar” a camada superior da pele danificada. Após isto, a própria pele pode temporariamente ter uma cor e padrão irregular. Uma Queimadura Solar mais severa pode levar vários dias ou mais para sarar.
Tratamentos caseiros para queimadura solar:
- Tomar um analgésico: Os analgésicos, como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a controlar a dor até que a vermelhidão e dor diminuam.
- Refrescar a pele: Aplicar na pele afetada uma compressa fria, como uma toalha umedecida com água fria da torneira. Ou tomar um banho frio ou chuveiro.
- Aplicar hidratante: Loção aloe vera ou gel, ou creme de hidrocortisona na pele afetada: Uma dose baixa, de 0.5 a 1 por cento, de creme de hidrocortisona pode diminuir a dor e inchaço e acelerar sarar.
- Se formar bolhas, não as estourar: Elas contêm fluido natural do corpo, soro e são camada protetora. Ainda, estourar bolhas retarda o processo de cura e aumenta o risco de infecção. Se necessário, cobrir levemente as bolhas com gaze.
- Se as bolhas estourarem, suavemente limpar a área com sabão neutro e água, aplicar um creme antibacteriano e cobrir com um curativo molhado.
- Beber bastante líquido, especialmente água: A exposição ao sol e calor podem causar a perda de fluidos através da própria pele. Beber ajuda o corpo a se recuperar.
- Tratar a descamação da pele suavemente: Dentro de alguns dias, a área afetada pode começar a descascar. Isto é simplesmente a maneira de o corpo se livrar da camada superior da pele danificada. Enquanto a pele está descascando, continuar a usar creme hidratante.