A pulsatilla é indicada para combater cólicas digestivas insônia, estimular ovários, tratar dores, regular o ciclo menstrual entre outros problemas. Além disso, a pulsatilla é uma planta pequena que pertence a família das ranunculáceas. A mesma é uma herbácea bastante conhecida devido suas flores com pétalas cuja coloração é púrpura ou violeta, normalmente, com seis sépalas.
Esta planta é predominante em praticamente toda a região da Europa, menos nas pradarias secas e em solos siliciosos e calcários.
Ela é de folhas finas e bem divididas, as quais podem alcançar até 40 centímetros de comprimento, ela é também popular pelas nomenclaturas de anêmona, flor-de-páscoa e flor-do-vento.
Quais os benefícios da pulsatilla?
A pulsatilla ainda tem propriedades antiespasmódicas, emenagogas, antimitóticas e antibióticas. Seus princípios ativos são: anemonina, taninos e saponinas. Suas partes utilizadas são raiz, flores e folhas.
Principais indicações:
- Febre;
- Papeira;
- Puberdade tardia;
- Síndrome pré-menstrual;
- Perturbações venosas;
- Perturbações ginecológicas;
- Enuresia;
- Terçolhos;
- Rinofaringite (crônica e aguda);
- Perturbações da menstruação;
- Perturbações digestivas (dispepsias).
Tintura:
Preparada por meio da utilização da planta estando florida e fresca, a tintura-mãe é conhecida como uma das principais receitas naturais preparadas a partir desse vegetal.
A mesma é dotada de saponócidos, ranunculósida e taninos, os quais promovem ações antiespasmódicas, antienxaquecas, sedativas, antinevrálgicas, antibacterianas, vesicantes e ainda capazes de atuar no controle da secreção da bílis.
Chá de pulsatilla:
INGREDIENTES:
- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá de capim seco pulsatilla.
MODO DE PREPARO:
- Ferva em uma panela uma xícara de água;
- Quando começar a ferver, adicione a colher de chá de pulsatilla;
- deixe por 3 minutos na água fervente;
- Desligue o fogo e tampe a panela;
- Deixe repousar por 8 minutos;
- Coe e beba. Se quiser pode adoçar.