Proteínas: o que é, fontes, benefícios e malefícios
As proteínas são um grupo de compostos biológicos presentes em cada célula viva, órgão e tecido do corpo. Está lá na forma de enzimas, anticorpos, hormônios e muito mais. Além disso, derivada do Grego o seu significado é ‘primeiro’ ou ‘de importância primordial’, o benefício da Proteína participa de todo processo celular que ocorre no corpo.
No entanto, esse nutriente é responsável pela formação, regulação, reparação e proteção do corpo e de cada organismo. Elas executam uma série de funções dentro dos seres vivos, incluindo catálise de enzimas, comunicação de replicação de DNA e coordenação dentro das células, transporte molecular de um local para outro.
O que são as proteínas?
A proteína é uma substância formada por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo amina e um grupo carboxila.
Além disso, existem apenas 20 tipos de aminoácidos, que se combinam de forma variada para formar diferentes tipos de proteína. Chamamos de polipeptídio uma cadeia longa de aminoácidos, é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas.
Quais são as funções das proteínas no corpo?
Vale ressaltar que a proteína é essencial para o nosso corpo, pois têm participação direta na manutenção do organismo, e suas principais funções são:
- Construção de novos tecidos do corpo humano;
- Transporte de substâncias no organismo como o oxigênio;
- Atua no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos;
- Age como catalizadoras de reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos;
- Estão presentes na composição de vários fluídos produzidos pelo corpo como leite materno, esperma e muco;
- Quando ingeridas, fornecem energia para o corpo humano;
- A Proteína estrutural (tubulina, por exemplo) é responsável por dar resistência e elasticidade aos tecidos;
- Atuam na regulação de hormônios.
Benefícios das proteínas para saúde:
1. Crescimento muscular:
Além disso, esse nutriente desempenha um papel importante na contração muscular e coordenação. Portanto, elas estão presentes nos tecidos musculares sobre a forma de diversos microfilamentos, e fornece a estrutura muscular além de auxiliar no crescimento muscular.
2. Fortalecimento do sistema imunológico:
Esse nutriente é vital para a construção mais forte do sistema imunológico do corpo. Além disso, o sistema imunológico funciona como um mecanismo de autodefesa e protege o corpo de várias infecções e doenças com a ajuda de anticorpos.
3. Sistema nervoso:
Outra tarefa importante realizada por esses nutrientes é o bom funcionamento do sistema nervoso. Portanto, o sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, é fortificado através de nutrientes e vitaminas.
4. Fonte de energia:
Esses nutrientes também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia . Além disso, o consumo de dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar, essa falta de energia.
5. Regeneração celular:
A renovação e restauração de células e tecidos, é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. Portanto, o corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele.
6. Boa digestão:
O benefício da proteína é extremamente vital para a absorção de aminoácidos no corpo. Além disso, as enzimas tais como a pepsina ativadas pelos sucos gástricos iniciam a digestão no estômago, promovendo uma boa digestão nos intestinos.
7. Equilíbrio dos hormônios:
Os hormônios também são substâncias no organismo formados pelo benefício da proteína, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente.
8. Recuperação de feridas:
Além disso, o benefício da proteína é a base principal da formação de novos tecidos, sendo necessárias para recuperar problemas como feridas e cortes de cirurgias.
9. Melhora articulações:
As articulações são formadas por tendões e têm uma grande presença de colágeno, que funciona como um amortecedor entre os ossos, evitando o seu desgaste e o aparecimento de dores. Portanto, a proteína é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento das articulações.
10. Saúde dos ossos:
Como já mencionado, o corpo contém uma proteína estruturada chamada colágeno que ajuda a fornecer andaimes estruturais às células. O colágeno também ajuda a fortalecer a saúde óssea.
11. Ajuda na perda de peso:
Embora alguns estudos mostrem resultados conflitantes em relação a dietas rica em proteína e dietas baixas no benefício para manter um peso.
12. Prevenção de diabetes:
Uma dieta rica em Proteína pode ajudar a prevenir picos de glicose no sangue, o que é especialmente importante para prevenir a diabetes tipo 2, equilibrando os níveis de açúcar no sangue e mantendo seu apetite e humor equilibrados.
Sinais de deficiência de proteínas:
Além disso, é preciso prestar muita atenção nos sinais que o corpo nos dá a todo momento. Portanto, se você ficar atento, é possível observar os sinais que o corpo dá, quando está deficiente de proteínas. Esses sintomas incluem:
- Um metabolismo lento;
- Problemas para perder peso;
- Problema na construção de massa muscular;
- Baixos níveis de energia e fadiga;
- Falta de concentração e dificuldade em aprender;
- Mudanças de humor;
- Dor muscular, óssea e articular;
- Alterações nos níveis de açúcar no sangue que podem levar à diabetes;
- Cicatrização lenta de feridas;
- Baixa imunidade.