Porangaba Fruta: Propriedades, benefícios, receitas e contraindicações
A porangaba é rica em diversas propriedades medicinais que fortalecem o organismo, e combate diversas doenças. É um fruto de uma árvore que tem flores brancas e se desenvolve mais nas regiões norte e nordeste, apesar de poder ser encontrada em boa parte do país.
Tem o apelido de cafezinho pois seus grãos se assemelham ao grão do café. Também é chamada de cafezinho do mato, por seu alto teor de cafeína. Ela é indicada em dietas para a perda de peso, como redutora do excesso de gordura localizada, no tratamento da retenção de líquidos, como energizante, como cardiotônica e ainda por sua ação antiviral.
Propriedades:
Como supressora do apetite, a fruta ajuda a emagrecer, tem ação diurética, cardiotônica e estimulante da circulação. Além disso, pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias e também no combate ao vírus do herpes tipo um.
Benefícios da porangaba:
Consumir o chá feito com esta fruta ajuda no combate à celulite. Além disso, pois ela é um poderoso diurético natural e tem ação anti-inflamatória. O que faz muito bem para eliminar a celulite. Além de eliminar gordura localizada, que inflama e causa a celulite. O chá feito com a porangaba ajuda na redução da febre e auxilia na melhora da circulação sanguínea.
Um dos principais benefícios da porangaba é a sua capacidade energizante. Além disso, esta propriedade vem da alta concentração de cafeína do grão da porangaba. Este é um ótimo benefício pois quando o quesito é emagrecimento e dietas, quase nunca nos sobra energia para a prática de exercícios físicos.
Ela pode ajudar até nisso. Ela dá uma ajudinha no emagrecimento e ainda fornece energia para os exercícios. A porangaba tem propriedades expectorantes e antivirais, ela também alivia as irritações da garganta, o que melhora a tosse. Um dos melhores benefícios desta fruta é seu potencial emagrecedor. Ela tem efeito saciador, ela diminui o apetite durante um tempo maior.
Como fazer chá de porangaba:
- Em uma panela coloque um litro de água e quatro colheres de sopa da erva (caso você deseje fazer uma maior quantidade é só seguir a regrinha de quatro colheres de sopa para cada litro de água);
- Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água começar a ferver;
- Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por, no mínimo, dez minutos;
- Coe e adoce como preferir.
Para sentir os efeitos da fruta no organismo com mais rapidez é necessário que sejam tomadas de quatro a cinco xícaras do chá, por dia.
Contraindicações:
A fruta, por ser diurética, deve ser consumida com cautela, atento com a questão da hidratação. Além disso, quem a consome sempre deve tomar líquidos (de preferência água) para manter um equilíbrio saudável no organismo.
Contém cafeína, por isso não é indicada para pessoas que sofram de nervosismo, estresse, ansiedade, insônia e outros problemas muito comuns em pessoas viciadas em café, por exemplo.