Plantas medicinais

Polígala aliviar congestões nasais: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
polígala combate males no organismo

O significado do nome da polígala faz referência às propriedades lactantes que a planta contém, além das propriedades medicinais de combater doenças e males no organismo humano. Com galhos lisos, a planta pode chegar até entre 20 à 30 cm de altura.

A polígala é uma planta que pertencente à família Polygalaceae, ela tem o nome científico Polygala senega. Seu nome é uma junção de duas palavras gregas: “poly” – que significa “muito” – e “gala” – que significa leite.

polígala combate males no organismo

Um dos benefícios que a tornam muito popular em diversas regiões do Mundo é sua eficiência em aliviar e tratar congestões nasais. Além disso, assim como para outros problemas respiratórios, a planta ajuda a descongestionar, limpa os canais e ainda permite uma respiração mais agradável.

Quais os benefícios da polígala?

A polígala tem a capacidade de combater:

  1. infecções do trato urinário;
  2. pedras nos rins;
  3. cistites.

Problemas similares também podem ter seus sintomas tratados pelo consumo regular da planta.

Ela ainda ajuda a estimular a eliminação dos líquidos pelo trato urinário, ajudando em uma espécie de “limpeza”, eliminando diversas bactérias e toxinas. Então, se você deseja fazer o chá da polígala, confira abaixo seus ingredientes e seu modo de preparo:

INGREDIENTES:

– 10g de raiz de Polígala;
– 500 ml de água.

MODO DE PREPARO:

  1. Leve ao fogo 10g de raiz da polígala, junto com meio litro de água.
  2. Deixe ferver por 8 minutos, depois abafe e espere esfriar.
  3. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, adoce a gosto.
  4. coe e beba esse chá entre duas e três vezes ao dia.

Malefícios:

O consumo exagerado e indiscriminado da polígala pode causar diarreias, ânsias, vômitos e outros males gastrintestinais. É importante frisar que toda e qualquer doença necessita de acompanhamento médico, e que o mesmo deve estar ciente de qualquer tratamento secundário – natural ou não – requisitado pelo paciente. Em caso de reações adversas suspenda o uso imediatamente e busque um especialista de sua confiança.

Sair da versão mobile