Pitangão ou pitangatuba, pitangão-amarelo, pitangola é uma fruta da família da Pitanga, entretanto é bem diferente, mas possui alguns benéficos em comum com a pitanga. Já imaginou uma pitanga do tamanho de uma carambola? De nome científico Eugenia Pitanga, essa fruta é bem maior que sua parente próxima, apesar de seu sabor ser levemente parecido.
Seu habitat natural é a flora da restinga, onde é muito importante na alimentação principalmente das aves. Embora seja da família das Mirtáceas e do mesmo gênero da pitanga, o pitangão parece mais a uma carambola pequena, alongada, de cor amarelo-esverdeada, possui suaves gomos que se voltam para dentro do fruto.
Tem o perfume forte e característico de seus parentes mais conhecidos, e as suas flores delicadas fecham em si mesmas ao entardecer. Existem poucos exemplares nas restingas no Sudeste e Sul do país, assim como em alguns enclaves de campos cerrados nas mesmas regiões, por este motivo é muito raro encontrar na literatura mais detalhes e nos aprofundarmos no assunto.
O que é o pitangão:
As sementes são grandes e germinam em 30 a 90 dias se plantadas diretamente em saquinhos individuais de 8 cm de largura por 20 cm de altura. O melhor substrato é feito com mistura de 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia. Formar as mudas em local ensolarado, pois, nessas condições as mudas atingem 30 cm com 6 a 7 meses de idade.
O pitangão frutifica nos meses de janeiro a março. Os frutos tem pouca polpa mais tem sabor agradável de pitanga com laranja, podendo ser consumidos in-natura e na forma de sucos ou geléias e sorvetes.
As flores produzem bastante néctar e pólen, ótima para criar abelhas silvestres.
Benefícios do pitangão para saúde:
1. Benefícios do pitangão para perder peso:
Esta fruta que tem tanto propriedades diuréticas quanto antioxidantes além de conter poucas calorias, a sua propriedade diurética ajuda o organismo a se livrar do líquido acumulado em excesso no corpo e a ação antioxidante ajuda na eliminação de toxinas.
2. Benefícios do pitangão para o resfriado:
É útil no tratamento do resfriado comum. A vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo, ricos em antioxidantes que nos ajudam a prevenir e a combate os radicais livres que são os principais responsável pelo envelhecimento precoce.
Além disso, A principal função da vitamina C é produzir e nutrir o colágeno, um nutrientes encontrados nos vasos da pele, ligamentos e no sangue. O Colágeno ajuda a manter as cartilagens, dentes e ossos saudáveis
3. Possui uma ação antioxidantes:
Os principais ingredientes no pitangão são os antioxidantes, que são ricos em vitamina. Estes antioxidantes ajudam na prevenção de produções de radicais livres. Estes radicais livres se produzidos, levará a reações que podem causar inflamação e outras doenças.
Os antioxidantes são necessários pelo organismo para controlar o excesso de oxidação, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Erlangen-Nurnberg, os ingredientes presentes no pitangão realmente reduzem a inflamação.
4. Benefício do pitangão para a beleza:
As vitaminas encontradas no pitangão ajudam a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.
5. Ajuda a combater acne e rugas:
Além de muitos benefícios do pitangão, ela pode também auxiliar no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto, esse problema afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.
6. Benefício do pitangão para os ossos:
É rica em vitamina A, que é fundamental para o bom desenvolvimento dos ossos, deixando-os fortes e resistentes às fraturas. Além de possuir minerais, como o cálcio ele é essencial para manter os ossos saudáveis. Dessa forma o pitangão é uma fruta que previne a osteoporose na idade avançada e ajuda na recuperação de lesões ósseas.
7. Ajuda a prevenir o câncer:
Por ser rica em antioxidantes , antocianinas, carotenoides e flavonoides, o pitangão livra o corpo de radicais livres que podem alterar o DNA das células e causar diversos tipos de câncer.
Como usar o pitangão
1. Chá de pitangão
As folhas do pitangão também são ricas em propriedades que trazem uma série de benefícios ao organismo. É usada para o tratamento de doenças estomacais, de bronquite, da hipertensão e para abaixar a febre. Também possui propriedades anti-inflamatória, diurética e calmante.
Modo de preparo do chá de pitangão
- Em meio litro de água coloque dez folhas de pitangueira lavadas e deixe ferver.
- Retire as folhas e tome o chá durante o dia, quente ou frio.
Contra indicações do pitangão:
Grávidas, lactantes, pacientes com doenças crônicas e crianças devem consultar um médico ou nutricionista antes de começar a consumir o chá de pitangão para tratamento.
Em excesso pode causar alergia com a presença de algumas substancias presente no pitangão. Seu efeito diurético também pode prejudicar a frequência cardíaca e eliminar sais minerais essenciais para o corpo.
2. Geleia de pitangão:
- Leve ao fogo para cozinhar por 15 minutos: 300 gramas de polpa de pitanga, 300 gramas de açúcar, suco de 1 limão e casca de uma maçã.
- Deixe esfriar e verifique se está com consistência gelatinosa, se ainda estiver mole deixe no fogo por mais alguns minutos.
- Retire as cascas da maçã e guarde em pote com boa vedação e… está pronta a geleia!
- Com a pitanga podemos fazer diversos tipos de receitas como forma de consumir essa fruta tão benéfica para saúde.
Malefícios do pitangão:
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.