Peste negra: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A peste negra é uma condição de infecção bacteriana transmitida pela bactéria Yersinia pestis. Além disso, essa bactéria está presente em todos os continentes do mundo, menos na Oceania. Essa infecção ainda é transmitida quando humanos são mordidos por uma pulga infectada ou entram em contato com algum material infectado.
As primeiras notícias que se tem da peste foi durante a guerra entre genoveses e mongóis na cidade de Caffa (atual Teodósia), na Península da Crimeia, em 1346. Ao ver que os mongóis muçulmanos morriam, os genoveses atribuíam à doença à justiça divina, pois era um sinal inequívoco que Deus estaria do lado dos cristãos.
Causas de peste negra:
Peste bubônica causada, que afeta o sistema linfático, causará um inchaço nos nódulos linfáticos, que ficam inflamados e dolorosos um sintoma conhecido como “bubo”. Além disso, os bubões podem adquirir uma coloração azul-esverdeada devido à degeneração das células sanguíneas.
Em estágios avançados da infecção, os gânglios linfáticos inflamados podem se transformar em feridas abertas que transmitem a bactéria por contato.
Sintomas da peste negra:
Os sinais aparecem dentro de dois a sete dias após a exposição, mas ela pode levar a morte antes que os sintomas apareçam. Além disso, os sinais incluem:
- Náuseas;
- Dor abdominais;
- Diarreia;
- Hemorragia;
- Febre e calafrios;
- Extrema fraqueza.
Tratamentos:
Antibióticos e tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas combatem em pacientes diagnosticados a tempo.
Durante o tratamento, o paciente precisam ser isolados. Além disso, medidas como localizar a fonte de infecção e aplicar iniciativas de saneamento também são necessárias.