Pera do campo: O que é, benefícios, como usar e malefícios
A pera do campo é uma fruta pouco conhecido, mais com muito benefícios para o organismo, é rica em vários nutrientes, então, é uma ótima opção para quem deseja ter uma boa saúde. Fruto pode ser consumido ao natural, ou sob a forma da deliciosa “limonada-de-cabacinha-do-campo”, famosa na obra do escritor Guimarães Rosa. Além disso, apropriada para cultivo em vasos e bonsais.
O fruto pode ser consumido ao natural, ou sob a forma da deliciosa “limonada-de-cabacinha-do-campo”, famosa na obra do escritor Guimarães Rosa. Além disso, apropriada para cultivo em vasos e bonsais.
O que é pera do campo?
Na natureza existem 2 espécies de pera do campo (Antes considerada variedade pelo fato de falta de material bibliográfico para uma correta identificação). Além disso, a espécie que dá frutos grandes de até 10 cm e notadamente pubescentes (com pelos longos) continua sendo classificada como Eugenia klotzschiana.
E outra variedade nativa e encontrada por mim no estado de São Paulo que dá frutos menores de 3 a 6 cm com casca bem amarela e glabra (sem pelos) que estava classificada como Eugenia klotzschiana var. glabrata trata-se na verdade da endêmica Eugenia arenosa.
Frutifica nos meses de Dezembro a Janeiro. Além disso, os frutos são consumidos preferencialmente na forma de sucos com leite ou usados para fazer sorvetes, bolos e geleias. A planta não pode faltar em projetos de recuperação dos cerrados.
Benefícios da pera do campo:
Muitos médicos recomendam peras para os bebês quando eles estão no desmame. Além disso, isso ocorre porque a pera do campo é uma fruta ácida baixa que não é susceptíveis de causar problemas de digestão em pequenas barrigas ou por causar alergia.
1. Promove uma gravidez saudável:
Para evitar defeitos no bebe, é importante para uma mulher grávida consumir ácido fólico suficiente. Além disso, peras conter 10 à 20 mcg (cerca de 5% da RDA) da forma natural de ácido fólico, e eles devem ser incluídos em uma dieta pré-natal saudável.
2. Para a pele e cabelos:
Para as vaidosas de plantão, a boa notícia é que a pera do campo também pode ser de grande ajuda para potencializar a saúde e beleza da pele e cabelos. Isso porque a fruta é rica em antioxidantes, como é o caso dos carotenoides, que são capazes de combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
Sendo assim, ao consumir a pera, é possível eliminar e prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas e manter a pele muito mais jovem, saudável e bonita. Ainda, esses mesmos antioxidantes são ideais para melhorar a saúde do couro cabeludo e, portanto, evitar a perda capilar.
3. Aumenta a imunidade:
Excelente fonte de vitamina C, a pera do campo também pode fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. Além disso, isso é possível porque esse nutriente é capaz de intensificar a produção de leucócitos (células de defesa do organismo) e, graças à sua reflorescência, aliviar a febre causada por esses quadros.
4. Para o sistema imunológico:
O consumo de pera ajuda a prevenir doenças corriqueiras, como gripes e resfriados. Além disso, a pera do campo contém vitamina C, um nutriente que intensifica tanto a produção como a atividade dos leucócitos (células de defesa do nosso organismo). E, por ser tão refrescante, ela também ajuda a aliviar a febre.
5. Ajuda a evitar alergias:
As peras são consideradas por algumas pessoas de ser um alimento hipoalergênico, que é por isso que elas são frequentemente recomendada para pessoas que sofrem de alergias alimentares e bebês de desmame.
No entanto, elas não são completamente hipoalergênico, algumas pessoas têm reações alérgicas a pera do campo, especialmente aquelas pessoas que são alérgicas ao pólen de bétula ou Alder.
6. Fornecer energia:
Graças ao alto teor de glicose presente em sua composição, a pera do campo também pode ser usada, inclusive por atletas ou praticantes de atividades físicas, para ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia e exercícios físicos. Além disso, isso porque a fruta é absorvida mais facilmente pelo corpo e se converte em energia.
7. Ajuda a regular o intestino:
Por ser uma boa fonte de fibras, podendo fornecer ao corpo uma quantidade de 5,5 gramas para uma fruta de tamanho médio, a pera pode ser ideal para melhorar a digestão e regular o intestino. Além disso, isso porque os nutrientes do tipo insolúveis encontrados em sua composição podem fazer o intestino trabalhar de forma melhor e, com isso, evitar a prisão de ventre, hemorroidas e diverticulites.
8. Para o intestino:
Como vimos, a pera do campo é uma excelente fonte de fibras, solúvel e insolúvel, para o organismo. Além disso, uma unidade média possui cerca de 5,5 gramas de fibra. As fibras mais encontradas na pera são de polissacarídeos não-solúveis, como a pectina.
A ingestão de fibras na dieta ajuda a manter o intestino saudável. Além disso, como já vimos, sua fração solúvel, além de reduzir a absorção de colesterol e glicose, ajuda a evitar o câncer colo-retal. A fração insolúvel evita os quadros de constipação e a ocorrência de diverticulites e hemorroidas.
Como usar a pera do campo:
Torta de pera do campo:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo e mais 3 colheres (sopa) 1 1/3 xícara (chá) de açúcar e mais
- 2 colheres (sopa) 1 pitada de sal 5 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de Água gelada
- 6 unidades de pera do campo sem casca e sem sementes 3 unidades de gema de ovo 1 xícara (chá) de
- leite 4 colheres (sopa) de geleia de damasco gota de essência de baunilha a gosto
Modo de Preparo:
- Aqueça o forno a 180 °C.
- Misture 1 xícara (chá) de farinha, 1/3 de xícara (chá) de açúcar e o sal em uma tigela.
- Junte a manteiga e misture-a com a ajuda de uma faca.
- Acrescente a água e incorpore-a rapidamente. Trabalhe pouco a massa.
- Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por uma 1 aproximadamente.
- Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma untada e enfarinhada.
- Fure a massa com um garfo e asse no forno por 20 minutos.
- Deixe esfriar completamente.
- Coloque as peras do pampo com 1/2 xícara (chá) de açúcar em uma panela e cubra com água fria.
- Ferva por 10 minutos, retire as frutas e deixe a calda se reduzir.
- Reserve as duas separadamente.
- Bata as gemas com o açúcar restante e junte a farinha restante.
- Coloque o leite e a baunilha e leve ao fogo até engrossar. Não pare de mexer.
- Despeje o creme frio sobre a massa e cubra com as peras.
- Misture a calda reduzida com a geleia e regue as Peras do Campo .
Malefícios da pera do campo:
- Consumir muitas pera do campo são ruins para a saúde digestiva:
- Consumo excessivo de pera pode levar ao ganho de peso:
- vitamina C de mais no organismo é ruim para a nossa saúde:
- Comer Pera em Excesso Pode Aumentar Risco de câncer: