A peônia ou simples Paeonia officinalis, é uma planta que possui propriedades que são de suma importância para combater e prevenir doenças que podem, afetar o corpo.
Ela ainda pertence à família das Paeoniaceae; outros nomes da planta são: peônia lactiflora, Paeonia suffruticosa e Paeonia albiflora. Suas cores são variadas, assim como o seu formato.
A propagação da planta deve ser feita por meio de suas sementes. Para durar mais tempo, você deve remover sempre a maior parte das folhas e cortar cerca de 1 centímetro de sua haste.
Depois disso, você deve colocar em um vaso limpo com água e continue a cortar as hastes diariamente para que bebam água corretamente.
Quais as propriedades da peônia?
Pode ser usada para tratar, dores comuns, anemia, dismenorreia e coágulos no sangue. Ela ainda possui propriedades adstringente, tônico sanguíneo, vasodilatador, sedativo, hepato-protetor, imune estimulante hipotensor, entre outros.
Ela ainda ajuda a melhorar a congestão sanguínea, infertilidade feminina, epilepsia, depois de danos traumáticos além de reduzir a tensão muscular e estimular os músculos uterinos.
Se você sofre com algumas destas condições citadas neste artigo, temos uma receita para você!
Como fazer o chá de peônia?
INGREDIENTES:
- 6 colheres de chá rasas da erva;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Em um recipiente, coloque a erva e reserve.
- Depois, coloque a água em outro recipiente e coloque no fogo.
- Quando começar a ferver, desligue e jogue a água sobre a peônia.
- Tampe e deixe descansar por um período em torno de 5 a 8 minutos.
- Depois disso, coe e consuma, depois de esfriar.
Malefícios:
O consumo elevado do chá de peônia pode causar dores de cabeça, insônia, estresse e ansiedade. Além disso, o chá de peônia contém uma quantidade considerável de cafeína, que pode ser um problema para alguns tipos de pessoa.