Papeira: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A papeira é classificada como uma infecção viral que afeta principalmente as glândulas parótidas, localizadas em baixo das orelhas até abaixo do queixo, responsáveis pela produção de saliva.
É uma doença comum em crianças de até 2 anos que não tenham a vacina tríplice viral, porém pode afetar adultos igualmente, acontece geralmente nas estações do inverno e da primavera.
O que é papeira?
A papeira(parotidite infecciosa) é uma doença infecciosa aguda, geralmente inócua, de transmissão respiratória, causada por um vírus da família paramyxoviridae, gênero rubulavirus, aparentado com o vírus do sarampo e que afeta principalmente uma ou ambas (90% dos casos) glândulas parótidas.
Mas que pode também afetar outras glândulas salivares (submaxilares e sublinguais) ou outros órgãos. Normalmente é uma doença própria da infância, mas que pode causar alguns problemas no adulto.
Causas da papeira:
A papeira é causada por um vírus, que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair papeira ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.
Sintomas da papeira:
Algumas pessoas podem ter a doença sem apresentar qualquer sintoma, ou então sinais muito brandos da doença. Quando os sintomas de papeira se desenvolvem, eles usualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus.
O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares. Outros sintomas incluem:
- Inchaço e Dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Fadiga e fraqueza;
- Perda de apetite;
- Dor ao mastigar e engolir.
Tratamentos da papeira:
Não existe tratamento específico, mas há cura. Para aliviar a enfermidade, recomenda-se aliviar os sintomas com anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos, bem como a observação de possíveis complicações. Entre os possíveis medicamentos que o médico poderá indicar estão:
- Mistura de Cobre-Ouro-Prata (Cu-Au-Ag), 2 a 4 vezes ao dia.
- Mistura de Zinco-Cobre (Zn-Cu), se houver risco de orquite (para a inflamação dos testículos).
- Quando o paciente for criança, ele não precisará ficar na cama, mas deve conservar suas energias e evitar frequentar ambientes de aglomeração, pois a papeira é uma doença viral altamente contagiosa.
Além disso, o médico recomendará também:
- Bolsas de água quente ou fria para aliviar as dores nas áreas inchadas.
- Dieta de alimentos macios.
- Bastante água e sucos naturais que não forem ácidos (pois podem piorar a Dor).
- Bastante repouso.
No caso de inflamação nos testículos, o uso de suspensório escrotal é fundamental para o alívio da Dor.
Prevenção da papeira:
A melhor maneira de evitar esta condição é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença.
É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados como secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A vacinação de bloqueio é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.