Pêssego: Para que serve, valor nutricional e benefícios
O pêssego é popular em vários alimentos, como salada de fruta, sobremesas e torta, além dos benefícios surpreendentes para olhos, coração, pele e rim. Além disso, os pêssegos são deliciosos e ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. O pêssego contem muitos nutrientes e estes são os principais benefícios de incluí-los na dieta.
Quais os benefícios do pêssego?
1. Para saúde dos olhos:
O betacaroteno melhora a sua saúde visual juntamente com as vitamina A e a vitamina C presentes no pêssego. O consumo melhora a sua saúde visual aumentando também a circulação sanguínea em todo o corpo.
E o betacaroteno presente protege suas retinas contra os danos nos radicais livres, cataratas e degeneração macular relacionada com a idade.
2. Cuida da sua pele:
O pêssego é uma ótima fonte de vitamina A e vitamina C, essenciais para a saúde da pele. A vitamina A irá hidratar sua pele e a vitamina C é um poderoso antioxidante que protege a pele contra os danos dos radicais livres.
Coma um por dia para manter sua pele brilhante ou esfregue o pêssego diretamente em sua pele para eliminar o inchaço e rugas.
3. Auxilia na perda de peso:
Um pêssego contém, em média, 68 calorias, toda a sua doçura é natural, por isso não tem efeitos adversos na saúde. Caso queira perder peso e anseie comer algo doce, coma um e esqueça os bolos processados de alta caloria.
4. Contra o câncer:
Graças aos antioxidantes, os pêssegos ajudam na prevenção do crescimento das células cancerígenas. Os pêssegos são especialmente eficazes na proteção do corpo contra câncer de pulmão, cólon, mama e oral.
5. Controla o colesterol:
Comer ajuda no controle do o seu colesterol, diabetes e pressão sanguínea. Isto graças aos compostos fenólicos que impedem a oxidação da lipoproteína de baixa densidade, mais conhecida como colesterol LDL.
6. Para saúde do coração:
O pêssego ajuda na destruição dos radicais livres que iniciam reações em seu corpo até que danificarem ou matarem suas células. O pêssego também contêm compostos bio-ativos que ajudam no combate a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco que causam problemas de inflamação, obesidade e danos cardíacos.
Eles promovem a saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol e aumentando o fluxo sanguíneo para o coração.
7. Para a digestão:
Comer pêssego mantém o cólon, os rins, o estômago e o fígado limpo devido ao alto teor de fibra e potássio.
A fibra empurra qualquer excesso de desperdício no cólon e o potássio reduz doenças renais e diminui a probabilidade de desenvolvimento de úlceras.
8. Controla a pressão sanguínea:
Um pêssego grande tem muito potássio e pouco de sódio, isso mantém a pressão sanguínea saudável. O potássio atua com sódio para regular o equilíbrio hídrico do corpo e mantém a pressão arterial normal.
Também possuem magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês, ferro e cálcio que trabalham juntos para apoiar os glóbulos vermelhos e promover a pressão sanguínea saudável.
9. Contra a anemia:
O pêssego é rico em ferro que ajuda no aumento da produção de hemoglobina, minimizando e prevenindo a anemia. Ele também possuem uma grande quantidade de vitamina C que ajuda na absolvição melhor do ferro.
10. Propriedades anti-Inflamatórias:
O pêssego possue excelentes propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes.
Eles são perfeitos para aquelas pessoas que sofrem de gota ou reumatismo, pois a vitamina A ajuda na diminuição da inflamação do corpo.