Os efeitos colaterais da stevia são uma alerta para você não exagerar no consumo dessa planta, perder alguns quilos extras pode significar uma guerra constante contra as calorias. E o açúcar, com 4 calorias por grama, pode ser particularmente problemático.
O uso de um edulcorante natural como a stevia pode parecer uma boa opção, uma vez que contém zero calorias e é 200 a 400 vezes mais doce do que o açúcar. Mas vale a pena ter em mente que o natural não significa automaticamente segurança.
Afinal, quão seguro é a stevia para uso?
Muitos alimentos e bebidas que são rotulados como “sem açúcar” contêm stevia. O que os edulcorantes em sua mercearia local contêm são glicosídeos como Rebaudioside A ou Stevioside a partir de folhas de forma altamente purificada. Além disso, dê uma olhada em alguns efeitos colaterais que podem ser causados.
Malefícios da stevia para saúde:
1. Distensão abdominal:
Um sentimento de plenitude ou inchaço, bem como náusea, foi experimentado por algumas pessoas ao usar à a planta.
2. Tonturas:
Algumas pessoas relataram uma tontura após o consumo de stevia.
3. Dor muscular:
Os músculos doloridos também podem ocorrer como uma reação a esse adoçante.
4. Inchaço:
A perda de sensação é outro efeito colateral que tem sido relatado por algumas pessoas. O inchaço na mão e nos pés ou na língua são algumas reações que devem ser observadas.
5. Pressão sanguínea baixa:
A stevia pode reduzir a pressão arterial. Caso esteja com pressão arterial baixa ou está usando medicamentos ou ervas que diminuem a pressão arterial, isso pode prejudicar seu bem-estar.
6. Reduz o açúcar no sangue:
Também pode reduzir o açúcar no sangue. Mais uma vez, caso o nível de açúcar no sangue já esteja baixo ou está usando medicação ou ervas que diminuem o açúcar, o efeito pode fazer com que os níveis de açúcar sejam reduzidos.
7. Reação alérgica:
A stevia pertence à família das plantas conhecida como Asteraceae ou Compositae. Caso seja alérgico a outras plantas dessa família, como ambrosia, calêndices, crisântemos, margaridas etc., você também pode ser alérgico e pode sofrer uma reação alérgica.
8. Anti-fertilidade:
Entre os índios nativos do Paraguai, a stevia é usada para produzir uma bebida que, supostamente, tem efeitos contraceptivos nos homens. Também existem estudos conflitantes em animais sobre os efeitos contraceptivos.
Mas, alguns estudos não estabeleceram uma ligação entre e uma diminuição na contagem de espermatozoides e na concentração de testosterona. Por via das dúvidas, é melhor evitar a stevia caso esteja planejando um bebê.
10. Toxicidade durante a gravidez:
Estudos em animais constataram que o esteviol, que é formado quando o Esternídeos é metabolizado. Além disso, pode ser tóxico durante a gravidez com efeitos como alta mortalidade materna e diminuição do ganho de peso materno.