A Alfafa, também chamado de luzerna (Medicago sativa), é uma planta forrageira importante em muitos países em todo o mundo. É uma planta de florescência constante na família Fabaceae.
O termo de Alfafa é derivado do árabe, o que significa precisamente “Pai de todos os alimentos”, porque é rico em nutrientes essenciais. Ela tem sido cultivada como forragem do gado, desde a época dos antigos romanos e gregos.
Quais os benefícios da alfafa?
1. Combate doenças cardiovasculares:
Uma pesquisa feita para testar os efeitos sobre distúrbios cardiovasculares descobriu que a alfafa aumentou dos níveis nutricionais de lipoproteína de alta densidade (colesterol “bom”); uma redução na acumulação de gordura nas artérias também foi observada.
2. Ajuda a preveni a diabetes:
Uma pesquisa feita em Budapeste para testar o efeito do extrato de folha em pacientes diabéticos concluiu que um grama de Alfafa duas vezes por dia durante 16 semanas mostrou 24% de queda nos níveis de colesterol no sangue logo após oito semanas, o que estabilizou nos meses seguintes. Esta pesquisa concluiu que o consumo regular de Alfalfa vai ajudar a reduzir o nível de colesterol no sangue de forma eficaz.
3. Evita problemas de artrite:
É extremamente benéfica para as pessoas que sofrem de artrite. Ela ajuda a neutralizar o ácido úrico nos seus sistemas, assim a dor é aliviada. Os minerais presentes na alfalfa auxilia o organismo a reparar e reconstruir o tecido articular. A Alfafa é eficaz no tratamento e na gestão de dores musculares e bursite.
4. Combate a coagulação sanguínea:
É carregada com vitamina K, que é essencial para regular a coagulação do sangue, devido ao papel na fusão de prothrombium. A coagulação do sangue é composta por um conjunto de moléculas que são constantemente circulatórias através da corrente sanguínea. A vitamina K presente ajuda na regulação da coagulação do sangue, através da realização de cálcio ao redor do corpo. A vitamina K ajuda a melhorar a doenças do sangue chamadas síndromes myelodyplastic.
5. Previne a artrite:
A alfafa se relacionam com as suas ações anti-inflamatórias que ajudam na diminuição dos sintomas de artrite. O cobre presente na alfalfa trabalha como uma cura caseira para a artrite.
6. Saúde muscular:
O ferro é um componente essencial para o metabolismo de proteínas, e o corpo humano necessita de ferro para a produção de células vermelhas do sangue. Ele também é um elemento vital para a saúde muscular. Ela pode ser encontrada nos tecidos musculares e auxilia proporcionando a fonte de oxigênio essencial para a contração dos músculos. Sem ferro, os músculos vão perder o seu tom e elasticidade. A ingestão de Alfafa é essencial para cumprir a exigência de ferro do corpo, uma vez que incluem 0.96 mg de ferro, que é 12% do valor recomendado.
7. Ajuda a ter mais vigor:
A ingestão de alfafa ajuda a reduzir a fadiga do corpo e cansaço e define as ações metabólicas do corpo inteiro no caminho certo. Isso significa que a vitamina K presente na Alfafa tem a capacidade de aumentar a resistência do corpo para executar diversas tarefas de maneira eficiente e saudável.