Os alimentos que previnem a doença de alzheimer que são bastantes simples e fáceis de se encontrar, por ser uma doença neurodegenerativa, causa a destruição progressiva dos neurônios e, infelizmente, ainda não existe cura para esse problema. Contudo, é possível minimizar os efeitos que ele acarreta ao organismo e, inclusive, previne o seu aparecimento.
Acrescentar alimentos como frutas vermelhas, peixes e vegetais verde escuros ao plano alimentar é fundamental para proteger o cérebro e, assim, conquistar maior qualidade de vida.
Os alimentos que previnem a doença de Alzheimer:
1. Frutas vermelhas:
Elas são conhecidas pelos seus benefícios ao coração. No entanto, o que muitos não sabem é que essas frutas também são bem-vindas quando o assunto é manter a saúde do cérebro e, consequentemente, combater os males que o afetam.
“Os estudos relatam que o uso de polifenois (presentes nas frutas vermelhas) tem sido importante na prevenção de doenças e na redução do estresse oxidativo, além de atuar na célula cerebral, paralisando a atividade dos radicais livres e à protegendo dos danos degenerativos causados pelo estresse oxidativo. Aqui, entram mirtilo, framboesa, morango e etc.
2. Oleaginosas:
“As oleaginosas em geral possuem gorduras benéficas ao organismo, como as insaturadas, que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do bom colesterol (HDL), além de fornecer vitaminas e minerais antioxidantes, que auxiliam o organismo a combater os sinais de envelhecimento. Aqui, entram castanhas-do-pará, castanha-de-caju, nozes, macadâmia atc.
3. Peixes:
Além de ser muito mais leve na digestão do que as carnes vermelhas, o peixe, como carne branca, ainda traz benefícios específicos à saúde mental. Uma das principais iguarias é o salmão, com sua típica cor avermelhada. Além dele, outras opções de peixes também concentram grande quantidade de ômega-3, como o atum (rico em selênio, magnésio e potássio), a sardinha (repleta de minerais e vitaminas, além de pouco calórica), o bacalhau (também ajuda na prevenção ao câncer) e o linguado (especialmente recomendado para pacientes diabéticos).
Além de fortificarem a memoria e serem recomendados não só na prevenção da doença de Alzheimer, eles também garantem o melhor resultado nos estudos e no trabalho.
4. Vegetais:
Para que a refeição seja completa, o que não pode faltar é uma bela porção de vegetais verdes-escuros. Além de proporcionarem uma boa quantidade de fibras, eles ainda ajudam a combater os males que atingem a mente, como a doença de Alzheimer e outros diversos problemas. “Ricos em antioxidantes, estudos têm demonstrado que vegetais com folhas verdes-escuros podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diversas formas de câncer” couve, rúcula, agrião e salsão como exemplo.
5. Casca de romã:
Outra pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, descobriu que a casca da romã pode prevenir o surgimento da doença de Alzheimer. Os cientistas identificaram na fruta uma enzina que tem uma atuação específica na prevenção da doença de Alzheimer, além dela possuir uma elevada quantidade de antioxidantes.