Hortelã pimenta combate gripe e asma: veja 30 benefícios da planta
O hortelã pimenta fornece vários benefícios valiosos e há muito tempo é usada para a saúde física, mental digestivos, gases, inchaço e indigestão. Além disso, a hortelã pimenta contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. A hortelã pimenta é uma planta que pertence à família Labiatae, surge a partir da mistura da menta negra e da menta branca.
Apesar da sua origem na Europa, África e Ásia, seu cultivo se espalhou pelo mundo. É amplamente utilizada em alimentos, cosméticos, perfumes e até mesmo na indústria farmacêutica e em balas e chicletes pelo o seu aroma intenso, agradável e fresco.
A Hortelã pimenta é uma planta medicinal e erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã pimenta-bastarda, pode ser usada no tratamento de problemas de estomago, dores e inflamações nos músculos, dores de cabeça e enjoo na gravidez, por exemplo, e não deve ser usada para emagrecer.
A Hortelã pimenta pode servir para diversas aplicações, podendo ser usada no tratamento de diversas doenças.
Quais os benefícios do hortelã pimenta?
1. Para combater a gripe:
O mentol nestas folhas de hortelã dilui o muco e elimina a fleuma, proporcionando alívio para tosse e congestão. Além disso, o mentol é usado frequentemente como um ingrediente comum nos esfregantes usados no peito para aliviar o peito durante o frio e a gripe. Menta tem um efeito calmante e entorpecente.
2. Para combater asma:
As folhas de hortelã contêm ácido rosmarino, que é benéfico na asma devido às suas propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres e bloqueiam a produção de produtos químicos pró-inflamatórios, como leucotrienos. Além disso, facilita a fabricação de substâncias chamadas prostaciclinas, que mantêm as vias aéreas abertas para facilitar a respiração. O extrato de folhas de hortelã inibe a liberação de histamina, aliviando os sintomas nasais da rinite alérgica (febre do feno).
3. Combate ao mau hálito:
Devido ao seu refrescante aroma fresco, o extrato de folha de hortelã pode ser um substituto superior para o enxaguátorio para se livrar do mau hálito. As folhas de Hortelã Pimenta foram frequentemente utilizadas na Idade Média para tratar a halitose e branquear os dentes. Simplesmente mastigue as folhas de Hortelã Pimenta para um efeito purificador de boca.
4. Para prevenir o câncer:
Segundo uma pesquisa, as folhas de hortelã contêm um fitonutriente que interrompe o crescimento de tumores cancerígenos no pâncreas, fígado e glândulas mamárias, protegendo contra o câncer de pulmão, cólon e pele. Além disso, Hortelã Pimenta também contêm um composto chamado mentol, que inibe o crescimento do câncer de próstata.
5. Para reduzir a febre:
As folhas de Hortelã Pimenta são conhecidas, principalmente, para ajudar a induzir os histamínicos no corpo, reduzindo a febre sazonal e alergias.
6. Para agente antibacteriano:
As folhas de hortelã têm o potencial de interromper o crescimento de diferentes bactérias, como Helicobacter pylori, Salmonella enteritidis e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Hortelã Pimenta também são eficazes na inibição do crescimento de certos tipos de fungos. São úteis no tratamento de cólicas infantis.
7. Para melhorar a memória:
O forte aroma de folhas de hortelã aumenta a memória e aumenta o estado de alerta mental ao acalmar o sistema nervoso.
8. Para acabar com as náuseas:
O efeito de resfriamento induzido pelas folhas de hortelã acalma o estômago ardente, e o sabor forte alivia o desejo de vomitar, tornando o dia melhor.
9. Para aliviar dores de cabeça:
O efeito calmante da hortelã proporciona um alívio rápido contra uma dor de cabeça. Além disso, o bálsamo alivia a inflamação, impedindo ataques de outras condições como enxaquecas e gripe.
10. Para ajuda na digestão:
A Hortelã Pimenta é conhecida por acalmar o estômago e combate a indigestão ou qualquer inflamação nos intestinos. Além disso, as folhas de Hortelã Pimenta aromáticas ativam as glândulas salivares, bem como enzimas indutoras da digestão, ajudando a digestão.
11. Para aliviar dores no mamilo:
Como mencionado anteriormente, o efeito calmante e de resfriamento da hortelã suaviza o sopro da sucção, reduzindo a dor do mamilo.
12. Para Trata depressão e estresse:
Considerado um estimulante natural, o aroma refrescante da Hortelã Pimenta pode deixá-lo livre e feliz durante todo o dia, proporcionando um impulso muito necessário,
13. Para auxiliar na perda de peso:
Já sabemos que a Hortelã Pimenta é um estimulante que desencadeia a liberação de enzimas digestivas e ajuda no processo digestivos. Isso, por sua vez, ajuda a absorver todos os nutrientes adequados nos alimentos que consumimos e distribui igualmente a gordura no corpo.
14. Para aliviar os espasmos crônicos:
A Hortelã Pimenta tem um efeito calmante sobre os músculos do estômago, relaxando-os e também ajuda a aliviar os espasmos crônicos.
15. Para circulação sanguínea:
Os compostos aromáticos presentes nas folhas de hortelã aliviam os espasmos musculares, aumenta a circulação sanguínea, reduz a dor e promove a transpiração, enquanto os compostos adstringentes encolher os tecidos inflamados. Hortelã Pimenta são excelentes fontes de potássio, cálcio, ferro, manganês e magnésio.
O potássio é um componente vital das células e fluidos corporais que controlam a frequência cardíaca e a pressão arterial, enquanto o manganês trabalha com cobre como cofator para uma enzima antioxidante, a superóxido dismutase.
16. Para minimizar os poros:
Os nutrientes presentes nas folhas de hortelã ajudam a tonificar a pele, minimizar os poros, reduzir o inchaço e restaurar a elasticidade da pele. As Vitamina A e C são antioxidantes poderosos que lutam contra a inflamação que aparecem na forma de marcas vermelhas na pele. A vitaminas B, riboflavina e folato, iluminar o tom da pele.
Outros benefícios:
- É recomendada para a inflamação do fígado e da vesícula biliar. Além disso, incentiva a produção da bile;
- Indicada para o alívio da dor, como seu principal componente, mentol, age diretamente sobre os nervos;
- Permite aliviar a tontura;
- Uso tópico, já que o azeite tem efeitos relaxantes, analgésicos e anti-irritantes;
- Pode ser misturada com azeite para uma pomada que pode ser usada para curar pequenas queimaduras, reduzir cãibras musculares e também como um lubrificante;
- Tem propriedades estimulantes e sedativas;
- Limita o nível de testosterona no sangue por suas propriedades anti-androgênicas;
- Pode ser usada também para gengivite, resfriados e cólicas em crianças, com excelentes resultados em todos os casos;
- Serve para reduzir a dor de cabeça de origem nervosa e os estados de nervosismo;
- Ajuda no alívio da dor e inflamação musculares e nervosas, ajudando assim em casos de dores nos músculos, dores nos nervos, dores causadas pela atividade física ou em caso de dores reumáticas.
- Ajuda a limpar os pulmões, a acalmar a irritação na garganta, a diminuir a tosse e a desentupir o nariz.
- Pode ajudar a acalmar, a reduzir a dor e a inflamação de feridas na boca.
- Trata problemas digestivos e intestinais, pois acalma o estômago e previne náuseas, vômitos e até gastrite;
- Possui ação benéfica no que se refere a eliminação de impurezas e problemas na pele;
- É um ótimo agente para eliminar gases, uma vez que facilita o funcionamento do intestino.