O funcho é uma planta tradicional utilizada na culinária e na medicina popular para problemas digestivos e infecções do trato respiratório superior. Além disso, o funcho contém muitos nutrientes que auxiliam na boa saúde do corpo e do organismo de forma geral, a planta pode chegar a 2 metros de altura e produz flores amarelas, apesar de ser possível aproveitar todas as partes da planta, o mais utilizado são seus frutos que são sementes secas e delas é possível retirar o óleo, preparar extratos alcoólicos e até mesmo fazer chás por infusão.
As sementes são ricas em compostos farmacológicos como o anetol e o estragol, outros componentes como a cânfora, flavonoides, Vitamina C, ômega 3 e 9, além dos minerais potássio, Cálcio, magnésio, ferro, fósforo e zinco.
O seu uso na medicina popular e sua rica composição chamaram a atenção de estudiosos de todo o mundo e através de inúmeras pesquisas científicas foi comprovado que o funcho traz muitos benefícios à saúde humana.
Quais os benefícios do funcho?
1. Para cólica menstrual:
Mulheres que lutam com cólicas menstruais pode também utilizar o chá de funcho para relaxar os músculos e oferecer auxilio na dor, inchaço, infecções, que podem ser tratadas com uma compressa que contenha o chá de funcho.
2. Auxilia no emagrecimento:
O funcho facilita a perda de peso em duas formas principais – desintoxicando o corpo dos compostos tóxicos e evitando a retenção de líquido no interior do corpo (isto é um diurético que aumenta a frequência de micção), além de melhorar os processos metabólicos assim como o aproveitamento do apetite suficiente para diminuir a gula.
O funcho também pode aumentar o processo metabólico durante toda a perda de peso e pode auxiliar na eliminação de toxinas, bem como excesso de água no corpo.
3. Funcho remove o mau hálito:
O Chá de funcho é extremamente ativo no sentido de bactérias. Suas qualidades antibacterianas podem lutar, bem como demolir as bactérias contidas na nossa boca, que por sua vez provoca Mau Hálito. Além disso, ele elimina qualquer tipo de mau cheiro da boca.
4. Para diabetes e pressão arterial:
O nível de regulação do açúcar no sangue, bem como a insulina, poderá ser tomado com sucesso consumindo o funcho. O Chá de funcho é realmente um agente diurético.
5. Para aliviar dores:
O funcho é realmente uma erva extremamente anti-inflamatória. Ele pode ajudar a eliminar as citocinas, que é responsável pela dor da artrite e ajuda a curar os ossos fraturados.
É também utilizado como um tratamento rápido para dor de cabeça graves ou mesmo a enxaqueca. O consumo de uma xícara de Chá de funcho pode ser muito benéfico para se livrar desses tipos de dor instantaneamente.
6. Age como anti-inflamatório:
O funcho é poderoso o suficiente para combater a inflamação, juntamente com a produção de muco na região do trato respiratório superior, uma doença clinicamente conhecida como catarro.
Este funcho em particular, de fato, permite a ejecção do muco a partir da saída brônquica induzindo a expectoração. Ele tem qualidades anti-inflamatórias e vai beneficiar os indivíduos que lutam com a dor nas articulações.
7. Tratamento do câncer:
O funcho é muito benéfico para os pacientes com câncer. Após uma sessão de quimioterapia, os pacientes com câncer sentem uma sensação desagradável dentro de seu estômago. O Chá de funcho pode ajudar com a irritação do estômago. Ele também pode auxilia a restaurar o seu sabor, bem como vontade de comer.
8. Para tosse e infecções respiratórias:
As sementes demonstraram ser um expectorante natural, bem como estimulante o combate a febre. Ele possui compostos naturais como potássio, Cálcio, juntamente com outras vitaminas.
Uma xícara de Chá de funcho pode ajudar a aliviar a tosse e eliminar o muco. Com as qualidades antibacterianas adicionais, é certamente uma excelente opção natural para ajudar a luta com resfriado comum.
9. Saúde das mulheres:
Um monte de mulheres tem problemas com a dor extrema durante o tempo de período de menstruação. A existência de uma maior quantidade de potássio no Chá de funcho pode melhorar as cãibras musculares, no decurso do período.
10. Combate o inchaço:
Muitas pessoas afirmam que consumir o Chá de funcho com frequência, na verdade diminui a sua ocorrência de inchaço e flatulência. Uma vez que os óleos voláteis são responsáveis por este efeito vantajoso em particular no nosso sistema digestivo. Estes tipos de compostos auxiliam no relaxamento dos músculos lisos do trato gastrointestinal e pode ajudar a diminuir dores de estômago, bem como inchaço.
11. Para o colesterol:
A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibras com os sais biliares. A fibra presente diminui a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.
12. Para aumentar o apetite:
O óleo de funcho pode ser um belo aperitivo, sendo que ele ajuda a aumentar a apetite. Então, se você acha que não está sentindo fome quando necessário, você deve consumir o óleo.
13. Para os glóbulos vermelhos:
A produção de glóbulos vermelhos é reforçada pelo consumo. Pois o Cobre, que é exigido pelo organismo para a produção de células vermelhas do sangue, está presente na funcho.
14. Prevenção da anemia:
A deficiência do Ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em Vitamina C, como a funcho , ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de Ferro.
15. Para a saúde dos olhos:
Contém vários nutrientes, que podem ajudar a melhorar a visão. Os antioxidantes e aminoácidos do funcho rejuvenesce os olhos, evitando a degeneração macular.
O suco de funcho, quando aplicado no olho, pode reduzir a irritação nos olhos e fadiga. Os flavonoides presentes são muito úteis na prevenção do estresse oxidativo, o que ajuda a prevenir a degeneração macular.
Outros benefícios:
- É rico em Fibras;
- Auxilia no Tratamento de Doenças;
- Rico em Cálcio;
- Trata Problemas Gastrointestinais;
- Combate a Prisão de Ventre;
- Tem Ação Vermífuga;
- Contém Efeito Laxante;
- Previne azia;
- Alivia Enjoos Matinais;
- Usado em Shampoos;
- Tonifica a Pele;
- Previne Rugas;
- Atua na Prevenção do Mau Hálito;
- Ajuda na Produção de leite em Gestantes;
- Elimina Inchaço Abdominal.
Precauções ao usar:
A quantidade máxima consumida deve ser de três xícaras ao dia, pois em maiores quantidades podem trazer problemas digestivos.