Benefícios do Chás

Chá de Cebola: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 16/02/2018 (atualizado em 21/08/2023)
os beneficios do cha de cebola

O chá de cebola contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. original de continente asiático, a cebola possui formato oval com casca alaranjada. Composta por camadas, ela tem um sabor forte e ácido e é muito utilizada como tempero. Mas também é possível consumir o chá de cebola, indicado para tratar diversas doenças.

Valor nutricional:

Classificada como bulbo comestível, a Cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró, e não serve apenas para dar sabor às receitas. O vegetal é rico em fibras (são 3 gramas/xícara), que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas.

Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a Cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara de Cebola picada). A mesma porção de Cebola fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês.

O bulbo fornece também uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos. Agora que já conhecemos o valor nutricional da Cebola.

Benefícios do Chá de Cebola Para Saúde:

1. Diminui a pressão arterial:

Por ser rica em potássio– mineral que reduz os níveis de sódio no organismo, o chá de cebola diminui a pressão arterial e favorece a circulação, prevenindo e ajudando no tratamento da hipertensão.

2. Combate o inchaço corporal:

Graças às propriedades diuréticas do suco e do chá dessa planta, ao consumir essas bebidas é possível evitar a retenção de líquidos pelo organismo, já que quando em excesso, eles provocam o inchaço. Inclusive o inchaço abdominal erroneamente é confundido com excesso de peso.

3. Fortalece a imunidade:

Por ser rica em vitaminas (A, B6 e C) e minerais (potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro),o chá de cebola consiste numa excelente aliada das defesas imunológicas, fazendo com que o organismo seja mais resistente às infecções, inflamações, viroses etc.

4. Previne de doenças respiratórias:

Um dos principais benefícios do chá de cebola diz respeito ao tratamento natural de doenças respiratórias, contribuindo para aliviar a tosse, expectorar e combater a proliferação de bactérias e vírus causadores dessas doenças.

5. Combate inflamações de garganta:

Os benefícios do chá de cebola também se estendem para a garganta. Graças às propriedades anti-inflamatórias, essa bebida alivia dores de garganta causadas por inflamações, fazendo com que naturalmente as bactérias sejam eliminadas.

6. Diminui o colesterol ruim (LDL):

As propriedades depurativas do chá de cebola são de grande ajuda na limpeza do sangue, removendo a gordura acumulada nas artérias.

Desse modo, o consumo do chá dessa planta contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, o perigoso LDL, um dos responsáveis pelos casos de infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

7. Rejuvenesce a pele:

Por conter substâncias antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres –, o chá de cebola inibe os efeitos do envelhecimento, promovendo a limpeza, hidratação e elasticidade da pele.

8. Estimula o crescimento do cabelo:

Outro dos benefícios dessa planta trata-se do papel que ela exerce para o crescimento do cabelo, já que as vitaminas e minerais contidos nela fortalecem os fios e conferem um brilho especial aos cabelos.

9. Favorece a digestão:

O chá de cebola é excelente para o sistema digestivo, prevenindo e ajudando tratar problemas como: má digestão, azia, falta de apetite etc.

Obs: no caso de pessoas que possuem estômago sensível, gastrite, úlcera ou são pré-dispostas à prisão de ventre, recomenda-se não ingerir esse chá, já que ele aumenta a acidez no estômago.

10. Desintoxicar o organismo:

As propriedades antioxidantes do chá de cebola são de grande auxílio para a limpeza dos rins e do fígado, eliminando o excesso de gordura e evitando uma série de doenças, tais como infecções e pedras.

11. Melhora a circulação:

Consumir o chá de cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.

Essa é mais uma das propriedades do chá de cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).

12. Combate a prisão de ventre:

Pesquisas indicam que os brasileiros consomem menos fibras do que deveriam, e raramente conseguem atingir a meta de 25-30 gramas diárias de fibra alimentar recomendada pelos órgãos de saúde.

Ao consumir pelo menos uma xícara de chá de cebola de tamanho médio ao longo do dia, você já estará garantindo na sua dieta 10% da ingestão recomendada de fibra. Essa quantidade já é suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e impedir os episódios de prisão de ventre decorrentes do baixo consumo de fibras .

13. Controla a glicemia:

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.

Essas propriedades do chá de cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

14. Tem ação anti-inflamatória:

Apesar de não receber tanta atenção dos pesquisadores quanto o alho no combate às inflamações, o chá de cebola tem demonstrado que é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo.

Esse efeito pode ser alcançado através da ação da quercetina, o flavonóide antioxidante que inibe a oxidação de ácidos graxos. E quanto menor a concentração de ácidos graxos oxidados, menor será a resposta inflamatória do Sistema Imunológico.

15. Fortalecimento os cabelos:

O chá de cebola pode ser um aliado de quem está com queda de cabelo acentuada ou com fios muito finos. Bata no liquidificador uma cebola com ½ colher de mel e um pouco de óleo essencial de sua preferência para esconder o cheiro forte da cebola.

Aplique sobre o couro cabeludo e espalhe bem por todos os fios. Deixe durante a noite e enxague na manhã seguinte. Para melhores resultados, repita de 2 a três vezes por semana.

16. tem ação diurética:

Além de facilitar o funcionamento do intestino, o chá de cebola ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonóides causam um efeito diurético.

Tomar dois copos de suco de cebola preparado com água todos os dias pode não apenas ajudar a emagrecer como também a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.

17. Combater inflamações:

Apesar de não receber tanta atenção dos pesquisadores quanto o alho no combate às inflamações, o chá de cebola tem demonstrado que é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo.

Esse efeito pode ser alcançado através da ação da quercetina, o flavonóide antioxidante que inibe a oxidação de ácidos graxos. E quanto menor a concentração de ácidos graxos oxidados, menor será a resposta inflamatória do Sistema Imunológico.

18. Alivia problemas respiratórios:

As suas vitamina A e C encontradas no chá de cebola podem ser empregadas no alívio de problemas respiratórios. A tosse, febre e fadiga decorrentes de resfriados, constipações e bronquite também são amenizados graças ao enxofre encontrado na Cebola.

19. Controla o diabetes:

Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. O chá de cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes.

Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir não somente o chá de cebola, mais a cebola batida em sucos já que ela libera essa substância quando é triturada. O chá de cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

20. Combate a anemia:

O fósforo, ferro e vitamina E encontrados no chá de cebola fornecem um poder antianêmica, atuando principalmente na fabricação de glóbulos vermelhos, células que transportam o oxigênio necessário para vida de outras células.

21. Previne o envelhecimento precoce:

O chá de cebola é rico em vitamina A, C e E. As vitamina A, C e E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas. A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.

Outros Benefícios do Chá de Cebola Para Saúde:

  • Melhora a Circulação Sanguínea;
  • Combate Problemas nos Rins e Bexiga;
  • Aumenta o Sistema Imunológico;
  • Hidrata os Cabelos;
  • Previne a Trombose;
  • Age como um Diurético;
  • é fundamental para Gestantes;
  • Auxilia na Perda de Peso;
  • Previne a Gripe;
  • Combate a Fadiga.

Você pode fazer o chá com as cascas ou pedaços de cebola. Basta ferver as cascas ou fatias por dez minutos e coar antes de tomar. Se preferir, acrescente raspas de limão ou gengibre para amenizar o sabor acentuado da cebola.

Sair da versão mobile