Açaí: Para que serve, valor nutricional e benefícios
Os benefícios do açaí são de grande importância para saúde em geral, pois, você já imaginou que uma pequena fruta redonda poderia mudar sua vida para melhor? O açaí é consumido por pessoas para melhor a qualidade de vida há milhares de anos. E há uma boa razão para isso.
Existem muitas frutas saudáveis que podem ser adicionadas em sua dieta, mas o açaí é uma das bagas mais saudáveis que podem ser encontradas. Além disso, essas frutas avermelhadas e redondas são encontradas nas florestas tropicais da América do Sul.
Elas contêm antioxidantes, vitaminas e minerais importantes que ajudam na perda de peso, reduzem o colesterol e promovem um coração saudável além de fornecer vários outros benefícios.
O açaí possui várias propriedades que foram conhecidas por melhorar nossa saúde do corpo. Além disso, eles ajudam na prevenção da artrite, inflamação, disfunção erétil, obesidade, doenças cardíacas e colesterol.
Por isso, é seguro dizer que o açaí é saudável quando consumido regularmente. No entanto, não exagere demais. Além disso, verifique se há reações alérgicas antes de adicioná-lo em sua rotina diária.
Benefícios do açaí para saúde:
1. Fonte em antioxidantes:
Os alimentos que comemos e o ar que respiramos – tudo contém toxinas que podem prejudicar nosso corpo. Essas toxinas são composta principalmente de radicais livres. Além disso, um dos motivos que explica o porquê o açaí é tão popularmente usada na indústria da saúde é que tem níveis de antioxidantes excepcionalmente elevados em comparação com outros alimentos vegetais.
O açaí é conhecido por reparar o dano oxidativo causado por esses radicais livres ao corpo. Além disso, não só isso, esses antioxidantes inibem o crescimento de organismos prejudiciais e ajudam na desintoxicação do nosso corpo de todos os contaminantes que podem causar doenças cardiovasculares e câncer.
2. Previne doenças cardíacas:
Pesquisas mostram que o açaí são extremamente altas em antocianinas, antioxidantes que promovem a saúde do coração. Um estudo de 2014 feito em ratos submetidos a infarto do miocárdio (ataque cardíaco) concluiu que ajuda significativamente no tratamento de doenças relacionadas ao coração, como hipertrofia cardíaca, fibrose e disfunção cardíaca.
Outro estudo foi feito na Califórnia em 10 indivíduos com excesso de peso que receberam a polpa de açaí durante 30 dias. Além disso, houve redução nos níveis de açúcar no sangue, insulina e colesterol no organismo.
3. Ajuda na perda de peso:
Muitas marcas comercializam seus suplementos de açaí como uma solução para perda de peso. Mas o fato é que, embora possam ser extremamente saudáveis e contenham uma grande variedade de nutrientes, não basta consumi-los sozinhos para aumentar a perda de peso.
Pesquisas mostram que a fibra e o teor de ácidos graxos ajudam no aumento do metabolismo, aumento da queima de gordura e diminuir o desejo por comidas. Por isso, pode-se afirmar com segurança que o consumo açaí junto com uma dieta saudável pode ajudá-lo na perda de peso melhor e mais rápido.
4. Promove uma boa digestão:
A grande quantidade de fibras presentes no açaí ajuda no melhoramento da digestão e a assimilação de nutrientes e previne a constipação. Além disso, tradicionalmente, o suco de açaí foi usado como tratamento natural para a diarreia. Acredita-se que limpe as toxinas e fortaleça o sistema digestivo.
5. Ajuda a combater células de câncer:
Vários estudos provaram que o consumo de açaí regularmente poderia ajudar na prevenção de vários tipos de câncer, particularmente aqueles do cólon e do peito. Além disso, um estudo realizado em 2014 afirmou que possuem propriedades anticancerígenas e podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos quimiopreventivos.
Outro estudo do Texas sugeriu fortemente que continha propriedades anti-inflamatórias e citotóxicas que lutaram efetivamente e diminuíram o câncer de cólon.
6. Melhora o funcionamento cognitivo:
O açaí ajuda significativamente no mantimento da saúde do cérebro. Além disso, um estudo de 2012 realizado em ratos sugeriu que a polpa tem propriedades protetoras de células cerebrais, o que proporciona melhores funções cognitivas e motoras.
Outro estudo realizado em ratos em 2014 concluiu que os compostos presentes no açaí poderiam proteger seu cérebro de dano à medida que envelhecemos.
7. Promove a saúde das células:
As propriedades antioxidantes das bagas de açaí aumentam a eficiência das células na absorção de nutrientes e reduzem as chances de morte celular.
8. Impulsiona o sistema imunológico:
Um dos maiores benefícios de açaí é a sua capacidade de impulsionar e fortalecer o sistema imunológico. Os frutos ricos em antioxidantes combatem os radicais livres e protegem seu corpo de várias doenças e infecções. Além disso, um estudo de 2011 mostrou que as respostas imunológicas têm potencial de tratar asma e doenças infecciosas.
9. Aumenta os níveis de energia:
É rico em carboidratos, proteínas e gorduras boas que ajudam no mantimento de nossos níveis de energia e energia elevados. Além disso, esta fruta é comumente denominada “Viagra da Floresta Amazônica”, uma vez que aumenta a libido e melhora o desejo sexual.
O açaí também é conhecido por melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ainda não há pesquisas que apoiem esta reivindicação, mas recebeu depoimentos positivos de muitas pessoas.
10. Ajuda na cura de feridas:
O açaí possui propriedades significativas para cicatrização de feridas, devido à sua natureza anti-inflamatória. Além disso, um estudo de 2017 constatou que uma ferida inflamada cicatrizou mais rapidamente após 24 horas do uso extratos.
11. Promove uma boa noite de sono:
É conhecido não só para aumentar os níveis de energia e resistência, como também para promover um melhor sono à noite. Além disso, tome um copo de suco de açaí antes de ir dormir todas as noites, e veja uma diferença em breve. No entanto, é necessária mais pesquisa para fundamentar essa afirmação.
12. Combate o envelhecimento precoce:
O açaí são uma potência de nutrientes importantes. Eles também possuem propriedades antioxidantes, o que ajuda no combate aos radicais livres e atrasa os sinais de envelhecimento.
Essas propriedades torna-o um ingrediente perfeito para cremes faciais e corporais antienvelhecimento. Além disso, usá-los todos os dias mantém a pele brilhante e saudável.
13. Controlar a hiperpigmentação:
Açaí foi considerado um dos ingredientes mais benéficos para tratar a hiperpigmentação.
14. Previne a acne:
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é excelente no controle da acne e dos surtos.
15. Limpa as manchas da pele:
Caso tenha marcas de acne ou cicatrizes, o uso de açaí pode aliviar a situação. Além disso, esmague algumas bagas e um abacate e aplique como se fosse uma máscara no rosto.
Deixe por cerca de 10-15 minutos e depois lave. Além disso, este tratamento deixará sua pele lisa e sem defeito.
16. Atua como hidratante para pele:
Sua pele facial é propensa ao desgaste devido à exposição excessiva ao sol, produtos químicos e poluentes. Além disso, os antioxidantes presentes no açaí ajudam na reparação do dano e reabastecimento da umidade perdida.
17. Promove lábios macios:
A aplicação do suco de açaí é conhecida por manter os lábios hidratados, macios e lustrosos devido às suas excelentes propriedades hidratantes.
18. Fortalece os fios do cabelo:
O açaí, sendo uma potência de nutrientes essenciais, ajuda no mantimento de um couro cabeludo saudável e fortalece as raízes do cabelo. Além disso, por sua vez, evita a queda do cabelo.
19. Auxilia no crescimento do cabelo:
É rico em proteínas, gorduras saudáveis (ômega 3, 6 e 9) e uma grande variedade de vitaminas, como o complexo A. Além disso, vitamina do complexo B, Vitamina C e Vitamina E. Todos esses nutrientes trabalham juntos para ajudar o crescimento do cabelo.
20. Saúde do couro cabeludo:
O açaí contêm uma quantidade significativa de zinco e ácido fólico. Além disso, o zinco é conhecido por beneficiar grandemente a saúde do couro cabeludo e prevenir a queda de cabelo, tornando as raízes mais fortes.
O ácido folicular melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajuda na regeneração das células que contribuem para o crescimento do cabelo e evita o enrugamento dos cabelos.