Quinoa: Para que serve, valor nutricional e benefícios
A quinoa é a semente comestível de uma planta que tem sua relação com a família de vegetais de folhas verdes, como o espinafre. Estes grãos tem formato oval com pontas pontudas. Eles estão disponíveis em 3 tipos diferentes de cor e sabor, como grãos vermelhos, amarelos, castanhos, brancos e pretos.
A quinoa contém boas quantidades de aminoácidos e é amplamente utilizado em muitas receitas como cereais ou grãos alimentares. Tem um delicado sabor de noz e textura esponjosa. Os benefícios do quinoa são atribuídos ao seu bom teor de manganês.
Que é um antioxidante que impede a contração de células cancerosas e várias doenças pelo corpo. Além disso, também contém boas quantidades de potássio, vitaminas, proteínas, ferro, minerais e fibras alimentares.
Benefícios da quinoa para saúde:
1. Para os diabéticos:
A quinoa contém proteínas que ajudam no controle do peso corporal e melhora da massa muscular. Além disso, é perfeito para indivíduos com diabetes, pois tem fibra e magnésio. A fibra controla o açúcar no sangue e o magnésio utiliza glicose e secreta insulina. A quinoa pode ser usada por pacientes com diabetes como cereal.
2. Perder peso:
A quinoa tem níveis de fibra que ajudam na perda de peso. Isso faz com que se sinta saciado por um longo período de tempo. Além disso, a quinoa também contém proteínas que podem melhorar sua taxa de metabolismo e manter os níveis de açúcar no sangue. Consumir quinoa e outros grãos integrais reduzem facilmente as gorduras abdominais, pois nãoc ontem glúten – melhor para pessoas com dieta.
3. Na musculação:
100 gramas de quinoa contêm 14 gramas de proteína, que o torna ideal para bodybuilders. Além disso, as pessoas usam para musculação por seus diversos benefícios, como bons níveis de vitaminas e minerais e também por não conter glúten. Sempre enxágue com água antes de começar o cozimento.
Além disso, é essencial lavar o revestimento das sementes, o que, de outra forma, pode causar irritação no estômago. Consuma em vez de arroz ou aveia.
4. Para TDAH:
Utilize quinoa para tratar o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Além disso, consuma 1 xícara enxaguada ou faça uma sopa.
5. Para doença celíaca:
A quinoa pode ser consumida em vez de trigo, arroz, cevada e outras aveias em sua dieta para tratamento da doença celíaca. Além disso, ele tem mais nutrientes essenciais do que outros cereais.
6. Contra a Constipação:
É sugerível consumir para tratamento da constipação, pois ajuda na passagem dos alimentos através do seu aparelho digestivo. Consuma isso regularmente para evitar flatulências, constipação e inchaço.
Você também pode adicionar quinoa em sopas e vários alimentos que exigem grãos como ingrediente principal. Além disso, tem folato e vitamina B que elimina o desperdício de seu corpo.
7. Para câncer:
Coma 3 porções de grãos como quinoa todos os dias para reduzir o risco de câncer.
8. Contra colesterol:
O quinoa possui fibras solúveis que podem se misturar com a bile no fígado e produzir uma substância que é eliminada através dos movimentos intestinais. Além disso, o fígado pode usar este colesterol para produzir os ácidos biliares.
Além disso, a medida que seu nível é reduzido, ele pode usar isso no sangue. Desta forma, os níveis de colesterol total diminuem. Você também pode comer para reduzir o colesterol substituindo pela carne, ovo e outras proteínas.
9. Para fibromialgia:
A quinoa é perfeita para tratar sintomas de fibromialgia, pois isso contém boa quantidade de proteína e ajuda na saúde celular. Além disso, o corpo com células deficientes pode contrair fibromialgia.
10. Para fertilidade:
A deficiência de proteína afeta a fertilidade nas mulheres, pois pode interferir no ciclo menstrual. Desta forma, muitas pessoas que estão tentando conceber aconselham quinoa para melhorar a fertilidade.
11. Cura de estômago irritado:
Esta é uma boa fonte de fibra dietética que é benéfica para o estômago irritado. Além disso, ele ajuda na digestão e auxilia na passagem correta dos movimentos intestinais.
12. Intolerância ao glúten:
Pessoas sensíveis ao trigo podem usar quinoa para evitar alergias a glúten. Além disso, é sem glúten e contém uma boa quantidade de nutrientes.
13. Reduz doença cardíaca:
Os médicos recomendam quinoa para pessoas com problemas cardíacos, pois não aumenta os níveis de colesterol. Além disso, pode reduzir o colesterol, o que pode reduzir o dano ao seu coração.
14. Evita enxaquecas:
A deficiência dos níveis de magnésio pode lhe proporcionar enxaquecas. Por isso, é aconselhável usar quinoa para enxaquecas devido à sua boa quantidade de magnésio .
15. Para gravidez:
Inclua a quinoa em sua dieta para conseguir a quantidade de proteína adequada durante a gravidez. Além disso, é melhor que carne e soja devido aos seus aminoácidos essenciais.
16. Tecido de reparação:
Os tecidos do corpo sofrem muito desgaste e a recuperação requer proteína. Além disso, as sementes possuem boa quantidade de proteína para reparar esses tecidos.
17. Para hipertensão:
Essas sementes possuem magnésio e riboflavina que podem reduzir a hipertensão e dor de enxaqueca. Além disso, elas ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a constrição dos vasos sanguíneos e reduzindo o estresse.
18. Contra asma:
Os pacientes que sofrem de asma podem consumir essas sementes, pois o magnésio e a riboflavina ajudam na diminuição da tensão ou o estresse, reduzindo a constrição dos vasos sanguíneos. Isso também ajuda na abertura do caminho para a passagem do ar.
Daí torna-se fácil para o indivíduo respirar corretamente. Além disso, de acordo com uma pesquisa, o consumo pode reduzir o risco de asma na infância em 50%.
19. É fonte de energia:
Pessoas esportivas ou crianças que não possuem energia podem consumir sementes de quinoa. Além disso, elas são boas fontes de carboidratos, cujo são fundamentais para a produção de energia.