A cebola roxa é um alimento popular que é usado como tempero na maior parte dos pratos, também é ótima para prevenir e a combater hipertensão e doenças relacionadas principalmente com circulação sanguínea e coração como colesterol ou triglicerídeos altos.
Embora comer grandes quantidades de cebola roxa possa irritar o estômago e provocar gases, ela faz muito bem à saúde de forma geral. Existem muitos tipos de cebola, como a roxa ou a chalote que são as mais populares, e que podem ser ingeridas, cruas na salada, em conserva, cortada às fatias em assados, picadinha no arroz e até triturada em molhos para ser consumida disfarçada por quem não gosta da sua textura.
Benefícios da cebola roxa para saúde:
1. Protege o intestino:
A cebola roxa evita o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais na flora, protegem o muco e aliviam a inflamação da mucosa intestinal.
2. Melhora a digestão:
As cebolas roxas aumentam o apetite, aceleram a digestão e removem quaisquer obstáculos no processo de digestão, como a constipação e distensão abdominal.
3. Trata artrite:
Acelera a excreção de toxinas do corpo, ajudam no tratamento da artrite reumatoide e da gota.
4. Melhora a saúde do coração:
Existe evidência que demonstrar que os compostos de enxofre podem ter um efeito anti-coagulante e podem ajudar a prevenir a coagulação indesejada de células de plaquetas no sangue. Outra evidência mostra que compostos de enxofre da cebola roxa podem diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e promover a função das membranas celulares das células vermelhas do sangue.
5. Tem propriedades anti-inflamatório:
Os antioxidantes da cebolas roxas nos fornecer benefícios anti-inflamatórios, impedindo a oxidação de ácidos graxos no organismo. Tendo em níveis mais baixos de ácidos gordos oxidados no organismo produz menos moléculas de mensagens pró-inflamatórios e níveis de inflamação são mantidas sob controlo.
6. Poder antibacteriano:
De mãos dadas com seus compostos e contendo enxofre, o flavonoide quercetina da cebola roxa em assistências no fornecimento benefícios antibacterianos. Estudos mostram auxilio da cebola roxa na resistência às bactéria Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus (associado a cáries dentárias).
7. Fortalece os ossos:
Estudos têm mostrado que o teor de cobre na cebola roxa aumenta a densidade óssea e podem beneficiar particularmente as mulheres que estão na menopausa e enfrentando problemas como a perda óssea.
8. Melhora o rins:
Esta dádiva da natureza estimula os rins e a excreção de urina e ajuda no tratamento de inflamações dos rins e da bexiga, bem como descongestiona a urina.
9. Auxilia na perda de peso:
Não se trata de dizer que cebola roxa emagrece, mas sim que ela pode dar um empurrão para você eliminar aquela gordura indesejada. A cebola roxa contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural.
10. Melhora a circulação sanguínea:
Consumi-la regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias. Essa é mais uma das propriedades da cebola roxa relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).
11. Controlar a glicemia:
Naturalmente é rica em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.
12. Estimula as funções renais:
Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonoides causam um efeito diurético. Tomar dois copos de suco de cebola preparado com água todos os dias pode não apenas ajudar a emagrecer como também a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.
Trata a asma:
A cebolinha vermelha tem sido conhecida por muito tempo para tratar e curar a asma. A cebola roxa contêm um composto ativo que pode inibir a substância que desencadeia os espasmos musculares brônquicos e também possui efeito calmante para o relaxamento do músculo respiratório.
Outros benefícios:
- Previne o aparecimento de doenças cardiovasculares;
- Combate doenças respiratórias, como asma e bronquite;
- Evita alguns tipos de câncer;
- Melhora o sistema nervoso e auxilia na prevenção do Alzheimer;
- Dificulta o acúmulo de gorduras no corpo;
- Possui função anti-inflamatória;
- Reduz os níveis de colesterol ruim e triglicérides no organismo;
- E ainda contribui para a beleza da pele e dos cabelos.
Receita de conserva de cebola roxa:
Ingredientes
- ½ xícara de vinagre de maçã;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 e ½ colher de sopa de sal grosso;
- 1 cebola roxa.
Modo de Preparo
- Lave e descasque a cebola e, depois, corte-a em fatias finas.
- Misture o vinagre, o açúcar e o sal num pequeno frasco de vidro até que o sal e o açúcar se dissolvam completamente.
- Por fim, adicione a cebola na mistura e feche o frasco.
- Guarde a cebola na geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de consumir.
- A cebola roxa deve repousar por 2 horas antes de consumir e pode ser utilizada até cerca de 2 semanas depois de preparada, embora o sabor seja melhor durante a primeira semana.