O chá de gengibre, uma das ervas mais populares, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, problemas respiratórios, náuseas e combater a inflamação. Entretanto, uma xícara de chá de gengibre pode ser uma das bebidas mais revitalizantes e aquecedoras, desde que saiba como prepará-la, quando bebê-la e quais são os possíveis efeitos colaterais. Antes de adicionar em seu plano de saúde, você deve entender o que este chá contém, bem como seus potenciais benefícios para a saúde.
O que é o chá de gengibre?
O chá de gengibre, como o nome indica, é um chá feito da raiz do Gengibre ou do Gengibre em pó. Por milhares de anos, a raiz de Gengibre tem sido uma parte valiosa da medicina tradicional, particularmente na tradição ayurvédica.
No entanto, sua popularidade se espalhou para o resto do mundo, em grande parte porque o Gengibre também é uma das especiarias mais úteis e com sabor único. O rizoma (raiz) do Gengibre é a parte útil da planta Zingiber officinale e pode ser moído em pó, descascado e cortado.
O chá é de fácil preparação e tem uma série de efeitos poderosos no corpo, graças à sua impressionante composição de nutrientes. O chá de gengibre é rico em vários antioxidantes, ingredientes ativos e compostos orgânicos, bem como Vitamina C e magnésio, entre outros.
Quais os benefícios do chá de gengibre?
1. Como raiz medicinal:
Alguns dos benefícios mais notáveis do chá para saúde incluem: capacidade de ajudar na perda de peso, aumento do sistema imunológico, redução da dor e a inflamação, prevenção de certos tipos de câncer e otimização dos processos digestivos.
2. Perda de peso:
Os ingredientes ativos no Gengibre são conhecidos por acelerar o metabolismo, especificamente devido às suas qualidades termogênicas. Isso pode aumentar o nível de queima de gordura passiva e do trabalho de perda de peso em seu corpo. O Gengibre também é conhecido por diminuir o apetite, o que pode auxiliar na perda de quilos.
3. Combater o câncer:
O chá de gengibre não só tem propriedades antioxidantes, o que pode reduzir a presença de radicais livres e estresse oxidativo no corpo, mas também possui propriedades anti-náuseas, tornando-o ideal para pessoas submetidas a quimioterapia, pois a náusea e os vômitos são os mais recorrentes efeitos colaterais comuns desse tratamento.
4. Aliviar dor e inflamação:
As propriedades anti-inflamatórias do chá de gengibre podem aliviar a dor nas articulações, aliviar o estômago e evitar o desencadeamento de receptores de dor no corpo.
Essas propriedades analgésicas afetam todas as partes do corpo, especialmente se o chá for consumido constantemente.
5. Melhorar digestão:
A raiz do gengibre é famosa em todo o mundo como um tratamento para problemas gastrointestinais. O chá funciona da mesma forma e é capaz de otimizar a digestão ao tratar a irritação no intestino.
6. Fortalece sistema imunológico:
O chá de gengibre fornece uma boa quantidade de Vitamina C, que é a principal linha de defesa do corpo contra os agentes patogênicos infecciosos, uma vez que pode estimular a produção de glóbulos brancos.
7. Circulação sanguínea:
Os minerais e as vitaminas no chá podem apoiar uma circulação saudável, garantindo que os recursos e o oxigênio cheguem às partes do corpo que mais precisam.
8. Sistema respiratório:
Este chá é comumente recomendado para pessoas com dor de garganta e outras afecções respiratórias. Pode atuar como um agente anti-inflamatório, bem como um expectorante, auxiliando na eliminação do muco e fleuma, ao mesmo tempo que ataca a infecção subjacente.
9. Cólicas menstruais:
As mulheres em todo o mundo usam o chá como remédio eficiente para reduzir as cólicas menstruais e equilibrar os níveis hormonais durante esse período do mês.
10. Alivia o estresse e ansiedade:
Estudos descobriram que o gingerol e os outros ingredientes ativos no chá podem aliviar a ansiedade ao equilibrar os níveis hormonais no corpo.
Precaução:
O consumo excessivo de chá de gengibre não é recomendado, pois pode ter alguns efeitos colaterais negativos, como a dor gastrointestinal. Para outros com problemas específicos, como gravidez, doenças cardíacas, diabetes ou distúrbios hemorrágicos, o chá pode exacerbar esses problemas.
Caso sofra de alguma doença crônica, fale com seu médico antes de adicionar o chá a seu consumo diário.