O óleo de linhaça é extraído das sementes da planta do linho (Linum usitatissimum). Estas plantas são nativas da região que abrange desde o Mediterrâneo até a Índia.
Além da produção do óleo, a planta do linho é útil como uma fonte de fibra, que também pode ser consumida ou usada para fazer roupas de cama. Além disso, atualmente o óleo de linhaça é produzido em grande escala no Canadá e noroeste dos Estados Unidos.
No entanto, as sementes de linhaça trituradas podem ser misturado com água ou suco e tomado por via oral. A linhaça também está disponível em forma de pó.
Por outro lado, o óleo está disponível nas formas líquida e em cápsulas que contém lignanas (fitoestrógenos ou estrógenos vegetais), enquanto as preparações reduz as lignanas.
Para que serve o óleo de linhaça?
Além disso, o óleo extraído da linhaça tem funções semelhantes à semente da linhaça quando triturada ou consumida em suas mais diversas formas. Ele tem muito ômega 3 o fitoestrógeno.
No entanto, o ômega 3 atua protegendo o coração e vasos sanguíneos, melhorando a elasticidade das artérias e a irrigação sanguínea.
Estes e muitos outros nutrientes, além de serem importantes para uma boa nutrição, formam também um excelente antialérgico, que fortalece as defesas do organismo aos mais diversos alérgenos.
Quais são os benefícios do óleo de linhaça?
O óleo de linhaça é conhecido por sua alta concentração de ácidos graxos ômega 3. De fato, nenhuma outra planta contém níveis tão elevados. Por esta razão, o óleo extraído da linhaça é um bom suplemento dietético que pode oferece benefícios para saúde, bem como alguns ganhos de desempenho associados com ácidos graxos ômega 3 em geral.
- Reduz a inflamação, dores e inchaços;
- Trata a acne, eczema, psoríase, queimaduras oslares e rosáceas;
- Promove cabelos e unhas saudáveis;
- Reduz o risco de câncer e os efeitos do envelhecimento;
- Reduz os sintomas da menopausa, cólicas menstruais, infertilidade feminina e endometriose;
- Acelera o Metabolismo;
- Reduzir do acúmulo de gordura.
Como usar óleo de linhaça?
Por estes e outros motivos, o óleo da linhaça é um ótimo alimento funcional que, se consumido adequadamente e com a devida orientação médica, pode ser de grande auxílio, atuando na prevenção de doenças e melhora da saúde em geral.
Além disso, ele possui 9Kcal por grama, o que não é muito. Considerando isto e o preço bem maior que outros óleos, é bom não exagerar no consumo não engorda, mas tudo em excesso faz mal e pode prejudicar sua saúde.
Outros usos para o óleo incluem: tratamento para madeira, selando ela contra manchas e umidade; tratamento para pinturas, selando a tinta e a protegendo contra umidade e danos naturais.
Malefícios:
A presença de uma alta quantidade de fibra este óleo, proporciona-lhe uma propriedade laxante. Quando usado em quantidades excessivas, isso pode realmente desencadear um desconforto abdominal, aumentando a frequência e a contagem de seus movimentos intestinais.
Você pode até sentir Diarreia. Se não tratada, esta situação pode provocar complicados problemas de saúde, tais como Colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável. Pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença de Crohn, e Diverticulite nunca deve consumir a Linhaça.