A obstipação na gravidez, é um dos incômodos comuns durante o período da gestação, afetando pelo menos metade das mulheres grávidas. Os responsáveis pelo inconveniente são os hormônios da gravidez e a pressão do útero sobre o estômago e o intestino, que tornam o processo de digestão mais lento. Além disso, o consumo de suplementos vitamínicos que contenham ferro pode piorar o quadro.
A obstipação na gravidez não prejudica o bebê, mas, no caso de persistir e incomodar a gestante, ela deverá conversar com o ginecologista. Uma das consequências da obstipação pode ser o aparecimento de hemorroidas, que podem ser muito doloridas.
Quais são os sintomas da obstipação na gravidez?
Durante a gravidez, o hormônio progesterona torna o intestino naturalmente mais lento e o útero faz pressão sobre o intestino. Por estes motivos surge a prisão de ventre. Dentre os sintomas mais frequentes da obstipação na gravidez estão os seguintes:
- Inchaço;
- Cólica;
- Desconforto abdominal;
- Rigidez abdominal.
Se esses sintomas forem acompanhados de náuseas ou dores abdominais, o médico obstetra deve ser consultado.
Quais são as causas?
A principal causa da obstipação na gravidez são as alterações hormonais que acontecem no organismo durante a gravidez. Dá-se um aumento da concentração da progesterona que tem como função principal a de tornar o útero materno mais extensível para suportar o feto.
Mas a progesterona também relaxa a musculatura lisa de todo o organismo, logo dos intestinos e das paredes dos vasos, o que significa que a matéria fecal atravessará o organismo mais lentamente. Como consequência disso, as paredes intestinais absorvem uma grande quantidade da água contida nas fezes, que ressecam e ficam duras.
Como tratar?
Para tratar a obstipação podem ser seguidas várias dicas, como:
- Comer ameixa preta seca diariamente.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais All Bran, maracujá, amêndoa com casca, repolho, gergelim, goiaba, ervilha, maçã, pera com casca ou tangerina.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em água como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango ou melão, por exemplo.
- Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos.
- Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos.
Outra dica importante para acabar com Obstipação na Gravidez é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.
Uma excelente forma de combater a Obstipação na Gravidez é fazer uma vitamina de iogurte natural com mamão papaia e mel e tomar diariamente no café da manhã.